Clima é a maior preocupação do produtor rural no Paraná, aponta ABMRA
Estudo divulgado durante o 38° Show Rural Coopavel também mostra que pragas, doenças e custos estão entre os receios dos agricultores

Os produtores rurais do Paraná iniciam 2026 atentos aos impactos do clima sobre a produção. Levantamento da 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural mostra que 91% dos agricultores do estado acreditam que as mudanças climáticas devem afetar suas propriedades nos próximos anos.
Os dados foram apresentados durante o Fórum ABMRA de Comunicação, no Show Rural Coopavel, em Cascavel. O índice está acima da média nacional, onde 86% dos produtores demonstram a mesma preocupação.
O levantamento aponta que o clima é o principal desafio no campo paranaense, citado por 67% dos entrevistados. Em seguida aparecem pragas e doenças e custos de produção, ambos mencionados por 40% dos produtores.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, os dados ajudam a entender o momento vivido pelo produtor rural. "Esses dados são fundamentais para compreender o produtor de 2025, que está mais qualificado, pressionado pelo clima e pelos custos e mais atento à comercialização", afirma.
Com informações: Canal Rural.




















