São Mateus do Sul é certificada como Amiga da Pessoa Idosa
Em todo o País são 42 cidades certificadas, sendo que 76% delas estão no Paraná.
Publicado: 05/04/2024, 15:20
A cidade de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado, foi uma das certificadas nesta quinta-feira (4) pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS). O município de 42.366 habitantes (Censo 2022) e 6.591 pessoas idosas é o 32° do Paraná a receber o título. Em todo o País são 42 cidades certificadas - 76% delas estão no Paraná. Completam a lista municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
“Em São Mateus do Sul os jovens vão poder olhar para o futuro e saber que aqui é uma cidade boa para viver. Queremos que as pessoas tenham muitos anos de vida com envelhecimento ativo e saudável”, destacou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela destacou que o título celebra um compromisso de políticas públicas que extrapola uma gestão.
A prefeita Fernanda Saldanha enalteceu o trabalho conjunto com o Governo do Estado para obter a certificação. “É um título que representa a política pública para a pessoa idosa e resultado do trabalho com as secretarias e sociedade civil organizada. Priorizemos o que é mais importante, a qualidade de vida, saúde e acessibilidade”, afirmou.
Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050. O Governo do Estado mantém projetos como o programa Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a essa parceria.
Nesta quinta-feira (4) foi inaugurado o Complexo Social Cidade do Idoso, em Irati, sendo outra iniciativa que passa a integrar esse rol. O espaço permite acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.
Com informações de AEN.