Imbaú recebeu a última formação para conselheiros da diocese | aRede
PUBLICIDADE

Imbaú recebeu a última formação para conselheiros da diocese

Lideranças do Setor 8 da Diocese passaram a tarde reunidas na última formação da série oferecida pelo Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae)

Após um breve momento de oração, diferentes integrantes do Cadae abordaram cinco grandes temas
Após um breve momento de oração, diferentes integrantes do Cadae abordaram cinco grandes temas -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lideranças do Setor 8 da Diocese, vindos de Telêmaco Borba, Tibagi, Reserva, Ortigueira e os de Imbaú, cidade anfitriã, passaram a tarde reunidas na última formação da série oferecida pelo Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae). Destaque para os padres Primo Hipólito e Sandro Maciel Ferreira, párocos das duas paróquias de Telêmaco Borba, que acompanharam toda a formação ao lado de seus conselheiros.

Da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Tibagi) vieram 15 conselheiros; da São Pedro e São Paulo (Telêmaco Borba), outras 15; da São José (Imbaú), dez; da São Sebastião (Ortigueira), nove; da Nossa Senhora de Fátima (Telêmaco Borba), cinco e dois da Menino Jesus (Reserva). A formação foi conduzida por padre Joel Nalepa, presidente do Cadae, com a participação de Edson Maschio, do casal Lucinéia da Silva e Welington Ferreira e Irmã Romilda Martins Nascimento, integrantes do Conselho, além dos seminaristas Jefferson Davi Sviercoski Sanchez (Etapa da Teologia), Diogo Martins Bueno e João Antônio Correia, ambos do segundo ano do Discipulado. João Correia é natural de Tibagi.  

“A formação iniciou exatamente às 13h45 e terminou às 18 horas. A participação foi muito boa, com o envolvimento e a atenção de todos, que estavam muito entrosados. Em quase todos os Setores foi assim. Neste sábado, o clima ajudou porque estava mais fresco”, comentou a secretária da Ação Evangelizadora, Irmã Romilda. O seminarista Jefferson Sanchez, que palestrou em todas as oito formações da série, concordou. “Um povo participativo, alegre. Isso é bom. A gente fica melhor quando o povo corresponde”, afirmou, citando que percebeu a formação como parte da caminhada de toda a Diocese, não um evento isolado.  

“Além de tudo, foram bem preparados pela coordenação do Cadae e assumidos pelas paróquias que participaram. Pude perceber também a riqueza na diversidade, cada Setor, cada paróquia com sua característica própria, mas com um bonito espírito de pertença a esta Diocese. Saber que embora seja um conteúdo denso, todos os assuntos são de grande importância, seja no âmbito formativo ou celebrativo, entendendo que nossas lideranças nas paróquias não são apenas para discutir sobre festas e problemas comuns, mas que também fazem parte de toda a vida de suas comunidades, fazendo um caminho sinodal, guiados pela Palavra e conduzidos pelo Espírito, fazendo com que a mensagem do Evangelho chegue a todos os nossos irmãos diocesanos, em todas as 630 comunidades. Isto é muito bonito, é algo que se propaga, se multiplica. Para mim, particularmente, como seminarista, foi uma alegria ter a oportunidade de participar de todos os encontros, ir em todos os Setores. Pude viver uma experiência do que chamamos de diocesaneidade”, argumentou. Na formação, Sanchez detalhou o que é o Jubileu 2025 e como ele será comemorado.

Padre Primo Hipólito, pároco da Nossa Senhora de Fátima, destacou que a formação fez memória de temas que ele, enquanto sacerdote, já tem conhecimento – a síntese do Sínodo, o Jubileu 2025 – e abordou assuntos novos. “Para os leigos, e também para nós, padres, foi muito bom. Eles fizeram um itinerário, um resumo muito bem feito dos assuntos mais importantes, dos destaques do que estamos vivendo e de temas passados. E estava um clima agradável, leve, de descontração e, ao mesmo tempo, de informação. A presença dos seminaristas também foi um ponto muito positivo, que chamou a atenção.”, avaliou.

Segundo o pároco, os próximos passos, na paróquia de Telêmaco Borba, será chamar os quatro leigos que estiveram com ele em Imbaú para, munidos do material disponibilizado na formação, preparar o encaminhamento nas comunidades. “Vamos nos reunir, dividir os temas, estudá-los mais afundo para organizar as formações paroquiais no segundo semestre deste ano”, adiantou padre Primo.

Em todos os oito encontros pelos Setores, a dinâmica foi sempre a mesma. Após um breve momento de oração, diferentes integrantes do Cadae abordaram cinco grandes temas, entre os quais a Síntese do Sínodo, os conselhos pastorais, assembleia diocesana/Plano Pastoral Diocesano, Jubileu 2025 e o centenário da Diocese. 

GALERIA DE FOTOS

  • Em todos os oito encontros pelos Setores, a dinâmica foi sempre a mesma.
    Em todos os oito encontros pelos Setores, a dinâmica foi sempre a mesma.
  • Em todos os oito encontros pelos Setores, a dinâmica foi sempre a mesma.
    Em todos os oito encontros pelos Setores, a dinâmica foi sempre a mesma.
 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE