Municípios da região terão aumento do repasse do FPM | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região terão aumento do repasse do FPM

A mudança nos valores segue como base os dados da população de cada município, fornecidos pelo IBGE

Carambeí foi um dos municípios que terá aumento no valor dos repasses
Carambeí foi um dos municípios que terá aumento no valor dos repasses -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) anunciou nesta quinta-feira (29) que 25 municípios do estado terão aumento do coeficiente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) a partir de janeiro de 2025. Entre eles, três são da região dos Campos Gerais: Imbituva, Mallet e Carambeí. O aumento é baseado nos dados da população de cada município, fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O aumento do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios significa que esses municípios receberão mais recursos do governo federal, o que poderá ser usado para melhorar os serviços públicos oferecidos à população. A Associação dos Municípios do Paraná parabenizou os municípios que terão o aumento do coeficiente do FPM e ressaltou a importância do Censo do IBGE para a definição desses recursos.

PROJEÇÃO – O IBGE também divulgou na última semana a projeção da população para os próximos anos. No caso do Paraná, a população deve alcançar os 12 milhões de habitantes já em 2027 e continuará crescendo até 2044, quando a curva será invertida, com queda no número geral de habitantes.

REPASSES - Os municípios brasileiros vão receber R$ 3 bilhões referentes à terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto. O valor, pago nesta sexta-feira (30), é 24% maior se comparado ao terceiro decêndio de agosto de 2023. O FPM é um fundo constitucional que distribui recursos aos municípios de acordo com critérios como população, área e renda per capita. O valor total do FPM é calculado com base na arrecadação de impostos federais, como o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A terceira parcela do FPM de agosto será dividida entre as prefeituras não bloqueadas. Os municípios que estão com as contas bloqueadas não receberão o repasse. O pagamento do FPM é importante para os municípios, pois representa uma fonte de recursos para o financiamento de serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura.

VALOR - No Paraná, são 25 municípios que devem ter alteração no valor pago no FPM. São eles: Araucária, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Carambeí, Carlópolis, Cianorte, Coronel Vivida, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Loanda, Mallet, Mandaguari, Paraíso do Norte, Pinhais, Piraí do Sul, Pontal do Paraná, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo e Vitorino.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE