Paraná investe em novas sedes para os Conselhos Tutelares na região | aRede
PUBLICIDADE

Paraná investe em novas sedes para os Conselhos Tutelares na região

Investimento de R$ 16,9 milhões em todo o estado visa fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente

Jaguariaíva foi um dos municípios a receber a nova unidade
Jaguariaíva foi um dos municípios a receber a nova unidade -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Guarapuava, Prudentópolis, São Mateus do Sul e Jaguariaíva estão entre os municípios paranaenses que serão beneficiados com a construção de novas sedes para os Conselhos Tutelares. A iniciativa do Governo do Paraná visa fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência no Estado, garantindo espaços adequados para o atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As obras das novas unidades estão em fase avançada e fazem parte de um investimento total de R$ 16,9 milhões, provenientes do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Além das cidades mencionadas, outros municípios como Maringá, Imbituva, Cornélio Procópio e Rolândia também receberão novas sede.

As novas sedes têm um projeto padrão desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades. Elas contam com uma área de 223 metros quadrados com recepção, cinco salas de atendimento, sala de uso múltiplo, além de vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno. Algumas das salas são preparadas para atendimento atendimentos particulares com o uso da chamada escuta qualificada – uma abordagem especializada para ouvir e acolher crianças e adolescentes que estão em situações de vulnerabilidade ou risco, que podem relatar suas experiências sem se sentirem intimidadas ou julgadas.

Os Conselhos Tutelares desempenham um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Ao oferecerem um atendimento especializado e acolhedor, contribuem para a prevenção e o combate à violência, ao abuso e à exploração sexual. O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou a importância das novas sedes para fortalecer a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Paraná. "Precisamos desmistificar que o Conselho Tutelar é para retirar as crianças de suas famílias. Eles atuam muito antes, são conselheiros, são amigos das famílias", afirmou. 

CONFIGURAÇÃO – Os Conselhos Tutelares estão com nova configuração desde outubro de 2023, quando ocorreu a eleição. O Paraná tem 423 Conselhos Tutelares. Conforme a legislação, há um conselho para cada grupo de cem mil habitantes, e cada um desses conselhos é composto por cinco conselheiros. Esses representantes são eleitos para mandatos de quatro anos, são remunerados e estão sujeitos a uma avaliação contínua de seu desempenho.

Com informações de AEN.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE