Piraí do Sul pede atenção na prevenção da dengue no Dia de Finados
Serviço de Vigilância em Saúde alerta que flores e objetos nos túmulos podem se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti
Publicado: 30/10/2024, 15:45
O Feriado de Finados (2 de novembro) é uma data em que muitas pessoas visitam os cemitérios para prestar homenagens aos entes queridos. No entanto, o Serviço de Vigilância em Saúde de Piraí do Sul alerta para um cuidado especial nesta época COM a prevenção da dengue, uma vez que o local pode conter focos do mosquito.
Segundo o setor de saúde da Prefeitura de Piraí do Sul, os vasos de flores e outros objetos deixados nos túmulos podem se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Por isso, é importante redobrar a atenção ao visitar o Cemitério Municipal, como uso de repelentes e outros cuidados.
“O combate ao mosquito da dengue é prioridade em Piraí do Sul, e pedimos que todos colaborem no Feriado de Finados. Pequenas ações, como usar areia nos vasos e evitar embalagens plásticas, ajudam a prevenir focos do Aedes aegypti. Contamos com a população para manter a cidade livre da dengue,” afirmou o secretário municipal de saúde, Júlio Sandrini.
A principal recomendação é evitar o uso de vasos com água, preferindo flores plantadas diretamente na terra ou artificiais, uma vez que o liquido pode ser usado para o mosquito se procriar no ambiente. Caso opte por vasos, o ideal é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água no fundo. Outro cuidado fundamental é remover as embalagens plásticas e quaisquer objetos que possam estocar água sobre os túmulos.
DENGUE - No Paraná, foram registrados mais 203 casos da doença sem óbitos na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, o estado registrou 26.457 notificações, 3.140 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.
No total, 355 municípios já apresentaram notificações da doença e 228 possuem casos confirmados. As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (831); 15ª RS de Maringá (408); 1ª RS Metropolitana (Região Metropolitana de Curitiba); com 316; 2ª RS de Paranaguá (249); e 5ª RS de Guarapuava (179).
Com informações de assessoria.