Seminário destaca queda na mortalidade infantil na 21ª Regional de Saúde
Em 2024, a Regional alcançou o melhor coeficiente da história de nascidos vivos, 8/1.000
Publicado: 15/05/2025, 15:14

Com casa cheia, a 21ª Regional de Saúde (21ª RS) realizou ontem no auditório da Unifateb, em Telêmaco Borba, o I Seminário de Combate à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. Em 2024, a Regional alcançou o melhor coeficiente da história de nascidos vivos, 8 a cada 1.000, em 2023 eram 9,8 a cada 1.000. “É uma conquista, e ela foi alcançada com o comprometimento de pontos de atenção da linha de cuidado Materno Infantil, mas principalmente com a dedicação pessoal que cada profissional”, aponta o diretor da Regional, Roberto Amatuzzi Franco.
Participaram profissionais de saúde dos sete municípios que compõem a Regional, apoiador do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e representantes dos Hospitais de Telêmaco. “Este evento ocorreu para os protagonistas da saúde da Regional”, destacou a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, reconhecendo o trabalho dos profissionais que “garantem a assistência com qualidade”.
Conforme o diretor, o CimSaúde, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis, tem um papel fundamental no processo de Combate à Mortalidade. “O Consórcio é responsável pelos pontos de atenção secundário ambulatorial”, esclarece.
Todos os entes da Rede foram citados por Amatuzzi. “Temos que destacar a dedicação pessoal que cada profissional que compõe as equipes da Atenção Primária, ordenadora do cuidado; dos Pontos de Atenção Secundário Ambulatorial, desempenhado pelo CimSaúde; e os Hospitais vinculados ao parto, de acordo com a estratificação de risco da gestante e crianças, sem esquecer do papel fundamental na organização dos pontos de atenção por parte da 21ªRS”, pontuou.
O evento contou com mais de 150 profissionais dos diversos pontos de atenção. “Contamos ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto”, conta o diretor da Regional.
Com informações da assessoria de imprensa.