Via Araucária inicia construção de ponto de descanso em Irati
Os serviços fazem parte do plano de melhorias da Via Araucária na região central do Paraná
Publicado: 09/07/2025, 16:24

Começou nesta quarta-feira (09) a construção do Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais no km 261 da BR-277, em Irati. Os serviços fazem parte da primeira fase do pacote de obras que serão executadas pela Via Araucária. A previsão de entrega é para dezembro de 2025.
O PPD vai proporcionar aos caminhoneiros um local de descanso, refeição e higiene, reforçando a preocupação da concessionária em promover bem-estar e segurança aos usuários. Além disso, a estrutura auxilia na redução de acidentes causados por cansaço e no cumprimento da Lei do Caminhoneiro, que estabelece um limite de 5 horas e meia de direção ininterrupta. Os Pontos de Parada e Descanso permitirão, ainda, mais segurança para a carga dos profissionais da direção, com funcionamento 24 horas.
O espaço com um estacionamento de 17.830 metros quadrados ficará localizado ao lado do Posto Benedita, na BR-277. Serão 52 vagas aos caminhoneiros com refeitório e área de descanso climatizado, banheiros masculinos e femininos com vestuário e chuveiro, fraldário, internet com wi-fi e tanques.
Para Pedro Veloso, diretor de Engenharia da Via Araucária, a implementação de uma grande área de apoio aos motoristas profissionais é fundamental para toda a comunidade. “É um projeto essencial e estamos felizes em dar início ao PPD. Será um lugar seguro, adequado aos trabalhadores que transportam grande parte dos insumos que fazem girar a economia do Paraná e de todo o país”, disse Pedro.

DUPLICAÇÃO - O Posto de Parada e Descanso faz parte do pacote das grandes obras na BR-277 que devem ser concluídas até o 3º ano de concessão. Somente no trecho de Irati, serão 17 quilômetros de duplicação, com destaque para quatro dispositivos de acesso e retorno. Além disso, obras irão ocorrer entre os kms 164 e 175, em Palmeira, no interior do estado.
OBRAS - Em 2025, a Via Araucária iniciará também as obras de duplicação da PR-423, entre os kms 9 e 35, nos municípios de Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O trecho é uma ligação essencial para o escoamento de cargas pesadas sem necessidade de utilizar o perímetro urbano de Curitiba.
A duplicação do Contorno Norte de Curitiba é a primeira grande obra do novo pacote de concessões, desenhado pelos governos estadual e federal e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Apenas nesse lote 344 quilômetros serão duplicados e 215 quilômetros receberão faixas adicionais. Também estão previstos 32 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
Com informações da assessoria de imprensa.