Grupo de Legendários é atacado por abelhas durante evento em Goiás
Homens participavam de retiro espiritual em Caldas Novas. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, sete pacientes haviam recebido alta até o início da noite desta sexta-feira (15).
Publicado: 17/08/2025, 09:24

Um grupo de Legendários, retiro espiritual cristão para homens, foi atacado por abelhas em Caldas Novas, região sul de Goiás. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, dezenas de pessoas do grupo foram ferroadas, sendo que dez delas precisaram receber atendimento em unidades de saúde da cidade.
O ataque aconteceu na sexta-feira (15), no penúltimo dia do evento que começou no dia 13 de agosto. Segundo a secretaria, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu os homens ferroados no final da tarde, por volta das 17h30.
Entre as dezenas de legendários ferroados, cinco pessoas que apresentavam algum tipo de gravidade, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e três para o Hospital Nossa Senhora Aparecida. Além desses oito, outras duas pessoas foram recebidas na UPA por meios particulares.
Segundo a secretaria, sete pacientes recebidos na UPA de Caldas Novas receberam alta na noite desta sexta-feira (15), inclusive o paciente que ficou por mais tempo na emergência em uso de oxigênio por cateter. Ainda de acordo com o Samu, três médicos que estavam no local ajudaram as equipes no atendimento dos ferroados.
Em nota, o Legendários Caldas Novas informou que "situação foi imediatamente contida por meio da atuação coordenada da equipe de saúde presente e do time de gestão de crise, garantindo resposta ágil, eficaz e segura"
Legendários
Segundo o Governo de Caldas Novas, o evento aconteceu na cidade entre os dias 13 e 16 de agosto. No perfil do evento, a "expedição" é descrita como "um chamado para homens que acreditam no que vem de Deus".
No site, o "Legendários" é descrito como um movimento que "busca a transformação dos homens, famílias e comunidade através de experiências que levem os homens a encontrar a melhor versão de si mesmo e obter um potencial".
Fundado em 2015 na Guatemala por Chepe Putzu, pastor da Iglesia Casa de Dioso, o movimento tem eventos que combinam pregações religiosas com atividade físicas intensas. A proposta é viver alguns dias "na montanha" para fortalecer o corpo, a mente e o espírito.
Leia a nota do Legendários Caldas Novas na íntegra
A Coordenação da Rota do Cerrado – Legendários Caldas Novas/GO, no exercício de sua responsabilidade organizacional, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
Durante a realização do TOP 1181 – Pioneiro Rota do Cerrado, alguns participantes foram atingidos por ferroadas de abelhas. A situação foi imediatamente contida por meio da atuação coordenada da equipe de saúde presente e do time de gestão de crise, garantindo resposta ágil, eficaz e segura.
Todos os envolvidos receberam atendimento no local, sendo estabilizados prontamente. Em observância aos protocolos de segurança e zelo pela integridade dos participantes, alguns foram encaminhados a uma unidade de saúde da cidade para avaliação complementar. Não houve qualquer ocorrência de gravidade, e todos retornaram em plena segurança, prosseguindo até a conclusão do evento juntamente aos demais 250 participantes presentes. Reiteramos nossa gratidão a Deus pela preservação da vida de cada participante, e agradecemos a todos pela compreensão, maturidade e cooperação. Registramos, ainda, nosso reconhecimento e parabéns aos formandos do TOP Pioneiro 1181 – Rota do Cerrado, certos de que sairão deste marco fortalecidos em fé, identidade e propósito, para impactar gerações.
Assim, reafirmamos nosso compromisso de promover encontros seguros, transformadores e proféticos, nos quais cada vida seja conduzida a um destino de plenitude em Cristo.
Coordenação da Rota do Cerrado
Caldas Novas – GO
Com informações do Portal G1