Prefeitura de Tibagi importância de denúncias de violência contra mulher | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Tibagi importância de denúncias de violência contra mulher

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a gravidade desse tipo de crime e a importância da denúncia

O Agosto Lilás é uma oportunidade de reforçar a mensagem
O Agosto Lilás é uma oportunidade de reforçar a mensagem -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Tibagi manifesta seu apoio à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a gravidade desse tipo de crime e a importância da denúncia como instrumento de proteção e justiça.

No Brasil, os dados revelam a dimensão do problema. Segundo o Ministério das Mulheres, o serviço Ligue 180 realizou 750.687 atendimentos em 2024, por diferentes canais, incluindo telefonia, WhatsApp e e-mail — uma média de 2.051 atendimentos por dia. O canal é gratuito, funciona 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados, e está disponível pelo número 180, no WhatsApp (61) 9610-0180 ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br.

A violência contra a mulher pode assumir diversas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Todas são crimes previstos na legislação brasileira e comprometem a integridade, a dignidade e os direitos fundamentais das mulheres.

No Paraná, a resposta ao enfrentamento tem sido intensificada. Entre abril e agosto de 2024, a Operação Mulher Segura resultou em 2.501 prisões, sendo 2.151 em flagrante e outras 350 por cumprimento de mandados relacionados a violência doméstica, crimes sexuais, feminicídio e descumprimento de medidas protetivas. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

No âmbito nacional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou avanços no julgamento de processos de feminicídio. Em 2024, foram 10.991 processos julgados, o maior número desde 2020, superando os 8.464 novos casos registrados no mesmo período. Quanto à violência doméstica, a Justiça recebeu 966.785 novos processos e julgou 596.309 casos relacionados à Lei Maria da Penha e descumprimento de medidas protetivas.

Para a Prefeitura de Tibagi, o Agosto Lilás é uma oportunidade de reforçar a mensagem de que toda forma de violência é inaceitável. Denunciar é um ato de coragem capaz de salvar vidas e transformar realidades.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right