Festival de Primavera coloca turismo de Castro em evidência
Evento inicia nesta sexta-feira (12), com presença do prefeito Reinaldo Cardoso e do secretário de Estado do Turismo Leonaldo Paranhos
Publicado: 11/09/2025, 14:23

A cidade de Castro, nos Campos Gerais, recebe de 12 a 14 (sexta a domingo) o Festival da Primavera, um evento organizado pela primeira vez pelo Governo do Estado e que tem a expectativa de atrair centenas de pessoas, entre paranaenses e turistas de outros estados. O festival acontece na Castrolanda Expo Center com início às 16 horas.
Serão três dias de programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado. Além disso, 50 balões participam da Copa Paranaense de Balonismo - Etapa Castro. Este é o 2º maior campeonato do país em número de balões e conta com sete categorias.
O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, irão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições. O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná.
Às 15h30 desta sexta-feira (12) haverá uma coletiva de imprensa no local com a participação do secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos; o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB); o presidente da Federação Paranaense de Balonismo, Mauro Chemin; o diretor de eventos da Federação Paranaense de Balonismo, Lucas Chemin; o presidente da Abrasel Paraná, Luis Fernando Menuci; e o diretor executivo da Abrasel PR, Luciano Bartolomeu. Em seguida, ocorre a abertura do evento, às 16 horas, e às 16h30.
"O Festival da Primavera vai ser um grande evento com música, gastronomia, balonismo e muitas outras atividades. É uma oportunidade para atrair turistas, fomentar o fluxo do território dos Campos Gerais e trazer cada vez mais resultados positivos à população, por meio desse setor", disse o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Em sua fala, o prefeito Reinaldo Cardoso destacou a realização do Festival. "Será um evento de adrenalina, emoção, belas imagens e muita cultura, que marcará a história de Castro e consolidará nosso município como a capital do balonismo. Tudo isso acontecerá em um dos cenários mais lindos da nossa cidade, o Castrolanda Expocenter".
Para o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, o turismo é um setor que caminha junto e sempre está em sintonia com outras atividades. "Além da programação do Festival de Primavera, que reúne gastronomia e música, o Turismo Esportivo paranaense se beneficia do Campeonato de Balonismo, uma vez que competidores de todo o Brasil vão se reunir no Paraná, movimentando os hotéis e toda a cadeia de serviços dos Campos Gerais”, disse.
COPA DE BALONISMO - A competição será com toda a segurança necessária, uma vez que qualquer balão com atividade no Estado é obrigado a passar pela vistoria da Federação Paranaense de Balonismo para receber a carta de autorização de uso de aeronave.
Além disso, é fiscalizado se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo negada a autorização para os voos com falta de documentos, tanto para livres quanto para cativos. Além disso, eventos desta natureza em um município só podem ser realizados com a chancela da Federação, uma garantia a mais de segurança.
A expectativa é de realizar cinco voos competitivos, sendo o primeiro às 16h30 da próxima sexta-feira (12). As outras provas acontecem no sábado e no domingo (13 e 14), pela manhã e à tarde. Para serem realizadas, todas as provas estão condicionadas às condições climáticas avaliadas em tempo real pelas equipes de segurança e especialistas.
A ideia, de acordo com Lucas Chemin, diretor de Eventos da Federação Paranaense, é ultrapassar o número de pontos realizados na prova da etapa nacional da Copa de Balonismo, que teve 16 mil pontos. “O campeão é definido por meio de um cálculo feito em um software, que distribuí pontuações cumulativas de 0 a 1000 aos competidores, com base em seus desempenhos nas atividades. Tudo depende da modalidade, algumas calculam com base em quem chegou mais perto de um alvo pré-definido, então é bem variado”, explicou.
Com informações: AEN e assessorias de imprensa.