Festival da Primavera agita Castro; evento segue domingo | aRede
PUBLICIDADE

Festival da Primavera agita Castro; evento segue domingo

A gastronomia típica e produtos do turismo paranaense são os destaques do evento

A gastronomia e os produtos típicos do turismo paranaense têm sido os destaques na feira
A gastronomia e os produtos típicos do turismo paranaense têm sido os destaques na feira -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quem aproveita o sábado (13) em Castro, nos Campos Gerais, não fica sem opções de lazer e turismo. O município é palco do Festival da Primavera, que reúne shows musicais, comida boa, atividades ao ar livre e atrações de balonismo. A programação, organizada de maneira inédita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e com apoio do Viaje Paraná, tem entrada gratuita. A gastronomia e os produtos típicos do turismo paranaense têm sido os destaques na feira.

Com início na sexta-feira (12), turistas e visitantes aproveitam as diversas atrações do evento, que agora deve se tornar fixo no município, realizado todos os anos.

"Com uma programação dessa, conseguimos aquecer toda a cadeia que envolve o turismo, desde hotéis, postos de gasolina e muito mais. Esse é um setor bom para quem investe e o desenvolvimento dessa atividade no Paraná se deve muito ao Estado, aos municípios e à iniciativa privada, que entende esse alcance e importância”, ressaltou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

GASTRONOMIA – Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), também parceira do evento, um grande festival gastronômico está aberto ao público, onde serão ofertadas opções de comidas e bebidas, com pratos e porções vendidos a partir de R$ 15,00. Ao todo, são 12 locais com operações gastronômicas de alimentos e bebidas, além do espaço “Comidas Típicas”, que reúne culinárias tradicionais do Paraná.

"Esse grande evento não podia acontecer sem gastronomia típica, porque a gastronomia paranaense tem que ser reconhecida e divulgada. Para os produtores estaduais aqui, mostrando seu queijo, café, erva-mate e outros produtos, é importantíssimo. Abraçar a gastronomia é essencial, porque sem ela o turismo não existe. É o prato típico e o bom restaurante que atraem e complementam a viagem do turista", afirmou Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR.

Entre muitas outras opções, o cardápio conta com o barreado (típico do Litoral), carne de onça (iguaria de Curitiba), entrevero de pinhão, costela, comida tropeira, porco no rolete (um dos pratos típicos de Toledo, no Oeste), arroz carreteiro e tortas holandesas – popular de Carambeí.

"O que mais tem saído é o entrevero de pinhão, por ser uma comida ligada ao tropeirismo, já conhecida na região. Mas a carne de onça e o barreado chamam atenção das pessoas, por serem de outros municípios, culturas e bem tradicionais”, disse Alessandro Picoli, chefe e proprietário do restaurante Kurytyba Gastronomia.

“Trabalhamos com pratos típicos paranaenses em nosso restaurante toda semana, então divulgar a nossa culinária aqui é fantástico. Penso que turismo e gastronomia, de fato, precisam caminhar juntos", acrescentou.

PRODUTOS E SERVIÇOS - Além das atrações principais, a Secretaria do Turismo (Setu-PR) conta com um estande de divulgação de atrativos e destinos paranaenses, reunindo também dezenas de coexpositores de vários Territórios Turísticos do Paraná. São agências de viagens, representantes de municípios, profissionais ligados à gastronomia e outras atividades que compõe o setor estadual.

Luiz Eduardo Moretti, sócio da Cachaçaria Moretti, em Jandaia do Sul, comenta sobre como o evento alavanca a marca. "Fazemos parte da Rota dos Destilados, que valoriza as cachaçarias e produtores do Vale do Ivaí. Para nós faz a diferença estar aqui, porque conseguimos divulgar mais os nossos produtos”.

“Hoje, quando vamos em eventos, Jandaia do Sul já é reconhecida pela qualidade de suas cachaças, então precisamos desse apoio para promover a qualidade de um produto original do Brasil e, no nosso caso, totalmente paranaense", destacou ele.

Outro coexpositor é Caio Vettorazzi, apresentando o Termas Águas do Verê, no Sudoeste do Paraná, um resort que conta com águas termais e propriedades minerais.

“É o lugar perfeito para relaxar e descansar. Divulgar a hospedagem e mostrar para cada vez mais pessoas, é melhor para nós e para o turismo estadual. Aqui representamos também o município, que tem um turismo rural bem forte, queijos premiados, vinícolas. Ao se hospedar no hotel, o turista também vai encontrar muitas opções qualificadas", disse o coexpositor.

Monique de Oliveira representa o Lavandario Het Dorp, em Carambeí. Ela explica que o atrativo faz parte da Rota das Lavandas, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que ganha destaque no Festival da Primavera.

"Trouxemos alguns produtos à base de lavanda, como sorvetes e outros, além de itens da nossa queijaria. Além das vendas, estar aqui proporciona uma experiência única, poder sentir o cheiro da lavanda, e isso atrai os visitantes, é um convite para que eles nos conheçam”, disse ela.

“Já atendemos muitas pessoas de fora da região que não faziam ideia da beleza do Het Dorp e afirmaram que vão aproveitar que estão visitando o festival para conhecer também Carambeí", contou Monique.

BALONISMO – Ao longo dos dois primeiros dias de evento, turistas e curiosos tiveram contato direto com balões – em suas mais variadas formas –, desde voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo limitadamente até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres e balões instagramáveis.

Na noite deste sábado (13), o público ainda poderá acompanhar uma carreata de fogo e um Night Glow iluminando o município. Trata-se de um espetáculo onde os pilotos sincronizam os maçaricos das aeronaves e criam padrões de iluminação somente com as chamas. A demonstração é acompanhada de música, proporcionando um show único ao público.

O Festival também conta com a etapa competitiva, reunindo 50 balões na Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro, a segunda maior competição desta natureza no país, atrás somente de um evento que acontece no Rio Grande do Sul (RS). Desde sexta-feira, já aconteceram diversos voos em modalidades distintas.

SHOWS E ATRAÇÕES – Apresentações musicais variadas e manifestações culturais embalaram os visitantes nos dois primeiros dias de evento. Também acontecem exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, apresentam equipamentos e veículos históricos das instituições. 

O evento segue até o começo da noite de domingo (14), com mais atrações em balões, festival gastronômico, shows e as finais da Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro. Confira a programação do restante do sábado e do último dia do Festival:

Dia 13 (Sábado)

15h - Balões inflados no chão para demonstração (público pode adentrar nos balões inflados no chão);

16h30 - Voo com Decolagem Coletiva – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo;

16h30 - Balões estacionários para demonstração;

19h – Carreata de Fogo pelas vias próximas e internas do local que será realizado o evento (balões iluminando com maçaricos);

20h – Night Glow Show.

Dia 14 (Domingo)

8h – Abertura dos Portões;

Espaço Cultural e Esportivo (Arena Gastronômica, Oficina Jogos Teatrais, apresentação João Marcos & Alexandre, espetáculo de Circo a Fonte Mágica e contação de histórias);

17h – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar.

Arena Balões

8h - Voo Cativo;

9h - Voo Cativo;

14h - Voo Cativo;

15h – Balões inflados no chão para demonstração (público pode entrar nos balões inflados no chão);

16h30 - Voo Final com Decolagem Coletiva;

16h30 - Balões estacionários para demonstração;

18h30 – Entrega de Premiações – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo.

Com informações da: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right