Empresas da região são reconhecidas como 100 maiores do Paraná
Cooperativas do agro, crédito e saúde se destacaram entre Grandes & Líderes do Paraná; Estado teve um salto de 63% na economia nos últimos seis anos
Publicado: 18/09/2025, 15:47

Empresas da região dos Campos Gerais integram o ranking 500 Maiores do Sul, produzido pelo Grupo Amanhã e a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A edição revelada nesta quarta-feira (17), sendo o 35º estudo da revista, deu destaque para as categorias 100 maiores do Paraná e Grandes & Líderes 2025. A premiação paranaense deste ano foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Veja fotos:
GALERIA DE FOTOS
Nos Campos Gerais e proximidades da região, destacam-se as empresas Klabin (4º lugar), com unidade em Telêmaco Borba; Frísia Cooperativa Agroindustrial (15º lugar), de Carambeí; Cooperativa Agropecuária Castrolanda (17º lugar), de Castro; Capal Cooperativa Agroindustrial (27º lugar), de Arapoti; Belagrícola (32º lugar), com unidade em Ponta Grossa.
O estudo que resulta nas quinhentas grandes empresas da região Sul do Brasil avalia o patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido com base no balanço de 2024 em 2 mil empresas de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A pesquisa também analisa informações públicas extraídas de diversas fontes pelos organizadores. O ranking se tornou o mais importante para as empresas do Sul do Brasil, destacando o valor do ambiente de negócio da região.
Entre as 100 maiores do Paraná, 20 são cooperativas nos ramos agro, crédito e saúde, conforme informações da Ocepar. A Copel, líder na lista paranaense e ocupante do 5º lugar em toda a região Sul, se destacou como empresa de referência no Paraná e em toda a região. No top 10 das cem maiores empresas do Paraná, foram ranqueadas:
- 1º: Copel
- 2º: Coamo
- 3º: Rumo
- 4º: Klabin
- 5º: Cooperativa Lar
- 6º: C.Vale
- 7º: Sanepar
- 8º: Itaipu Binacional
- 9º: Eletrolux
- 10º: Copacol
Confira a lista completa dos 100 maiores do Paraná:
GALERIA DE FOTOS
Segundo dados da Agência Estadual de Notícias, o ranking aponta um crescimento nominal de 63% em seis anos na economia do Paraná, com um salto de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024. A divulgação da lista dos 500 maiores do Sul deve ser feita no dia 7 de outubro, adicionando os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.