São Mateus do Sul é destaque em Congresso Estadual de Saúde
São Mateus do Sul apresentou três experiências consideradas de sucesso em congresso estadual de saúde e se consolida como referência regional
Publicado: 18/11/2025, 14:39

O município de São Mateus do Sul teve uma participação de destaque no XXXVII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Três projetos da saúde foram destaques durante o evento que foi realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2025.
A Secretaria Municipal de Saúde representou a 6ª Regional de Saúde com a apresentação oral de três iniciativas selecionadas para a Mostra “Paraná Mostra o SUS que Dá Certo”, ficando entre as nove melhores experiências de toda a região.
A delegação foi composta pela Secretária de Saúde, Daiane Metka Ribeiro, pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Vanessa Santos Andrade Hancz, e pela Coordenadora da Vigilância Sanitária, Simone Huk Araszewski.
"Os projetos apresentados demonstram o avanço do município na implementação de práticas inovadoras e na qualificação dos serviços prestados à população", diz a prefeita Fernada Sardanha (PSD).
CONHEÇA - O 'Operação SAMAS sem Dengue' foi um dos projetos apresentados. A iniciativa evidenciou a eficácia da integração entre poder público e comunidade no combate a arboviroses, posicionando São Mateus do Sul como um modelo no enfrentamento de emergências em saúde pública.
Outro programa reconhecido foi o 'Vacina em Dia SAMAS', o qual é focado na ampliação da cobertura vacinal. O projeto fortaleceu o vínculo com a comunidade ao oferecer horários alternativos para imunização, resultando em maior proteção para os cidadãos.
Por fim, o 'Protegendo Vidas com Vacinas Especiais do CRIE' também foi destaque. O projeto destacou o compromisso do município com a equidade no acesso à saúde, ampliando a oferta de imunobiológicos especiais a pessoas vivendo com HIV e promovendo cuidado integral.
Segundo a prefeita Fernanda Sardanha, a seleção e apresentação desses três projetos reafirmam o papel de São Mateus do Sul como um polo de inovação e excelência na promoção da saúde e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Paraná.
INVESTIMENTOS NA ÁREA - Até o final de 2025 deve ser entregue o Hospital e Maternidade de São Mateus do Sul, obra que recebeu investimento de R$ 21,1 milhões através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “É uma importante para o município, que irá impactar a região ao entorno. Com o novo hospital vamos poder ampliar os atendimentos. A obra está finalizando, estamos esperando a conclusão para poder inaugurar”, conta a prefeita.
Ainda, Fernanda destaca a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, com investimento de R$ 3,5 milhões, com apoio do Estado, através da Sesa. “É um novo pronto atendimento que contará com aparelhos, equipamentos de exames, uma nova infraestrutura de qualidade. Será uma ampliação nos serviços de urgência e emergência no município”.
A nova UPA de São Mateus do Sul terá cerca de 800 metros quadrados de área construída, contando enfermarias, área de raio-x e outros espaços para qualificar e ampliar o atendimento na cidade. A previsão de entregue é de 10 meses.
GESTÃO - Outro ponto a ser destacado, é que Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes passou a ser administrado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. A prefeita afirmou que objetivo é ampliar os atendimentos de média e alta complexidade no município, além de aumentar serviços e especialidades ofertados.
“Fomos buscar uma instituição que assumisse o Hospital Doutor Paulo Fortes, principalmente os atendimentos de média e alta complexidade. Através de estudos, conversamos com a Santa Casa para implementar os serviços na cidade”, finaliza a prefeita Fernanda Sardanha.
Com informações da assessoria de imprensa.





















