Região investe em guardas municipais e câmeras para ampliar segurança
Para a prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski (PSD), a segurança pública é uma prioridade para todos os municípios dos Campos Gerais
Publicado: 19/11/2025, 17:06

Os municípios dos Campos Gerais tem ampliado os investimentos em segurança, principalmente no aumento do efetivo de guardas municipais e na instalação de câmeras de segurança.
Atualmente, em Castro, o efetivo da Guarda Municipal possui 39 agentes. “O aumento do número de guardas municipais é fundamental. E nós vamos fazer mais, ano que vem, faremos um novo concurso para contratar mais guardas e melhorar o atendimento à população”, diz o prefeito Reinaldo Cardoso (MDB).
Ainda, o Prefeitura Municipal possui 53 câmeras em pontos estratégicos da cidade, incluindo o centro, áreas rurais e distritos como Socavão e Abapan.
O município de Jaguariaíva também investe na segurança pública. A cidade conta com 14 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). "Do ano passado para este ano, houve a queda de 68% em roubos e furtos. Isso é um trabalho enorme, pois criamos a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que está estruturando o setor no município", ressalta Juca.
A Prefeitura de Jaguariaíva instalou mais de 90 câmeras de monitoramento de segurança no município.
O efetivo atual da Guarda Municipal de Telêmaco Borba é 30 agentes. Um projeto de lei aprovado em maio de 2024 prevê o aumento do efetivo para 70 guardas. O município também possui um programa de segurança com câmeras de monitoramento que já foi referido como 'Cidade Vigiada'.
A GCM de Ponta Grossa está em processo de expansão, com autorização para aumentar de 369 para até 720 guardas municipais. Em 2025, houve a formação de 116 novos guardas, além da convocação de mais 100 agentes para reforçar a atuação na cidade.
A cidade possui também a Muralha Digital, um sistema de monitoramento por câmeras de segurança que conta com mais de 750 câmeras integradas, incluindo equipamentos de reconhecimento facial e leitura de placas, instalados em pontos estratégicos da cidade.
Outras cidades também possuem sistemas de monitoramento, como Arapoti, que projeta chegar a 500 câmeras, instaladas em pontos estratégicos, como os 34 prédios públicos municipais, nas praças e áreas públicas, nas esquinas de algumas das ruas de maior movimento e nas entradas e saídas da cidade.
Em Campo Largo foi adotado o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, com cerca de 100 câmeras espalhadas pela cidade, que monitora a movimentação veicular em tempo real.
Carambeí possui, atualmente, 36 câmeras de segurança, que atuam com alta tecnologia, sendo possível realizar reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e monitoramento em alta resolução. "As imagens são enviadas em tempo real para um servidor e compartilhadas com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária, garantindo mais eficiência na segurança pública", ressalta a prefeita Elisangela Pedroso (PL).
A Prefeitura de Piraí do Sul também está implementando um sistema de monitoramento por câmeras de segurança avançado na cidade, com mais de 100 dispositivos estrategicamente posicionados. O objetivo principal é fortalecer as medidas de segurança pública prioritárias e proporcionar maior tranquilidade aos piraienses.
PROJETO - Nesta semana, o prefeito de Ventania, Zelio Bittencourt (PL), realizou uma reunião de alinhamento sobre a implantação do novo sistema de câmeras de monitoramento que será instalado em pontos estratégicos da cidade. O projeto inclui tecnologia inteligente capaz de identificar veículos furtados e situações suspeitas em tempo real, oferecendo suporte contínuo às forças de segurança. O sistema funcionará 24 horas por dia, contribuindo diretamente para mais proteção, modernização e tranquilidade para toda a população.
"A Administração Municipal segue trabalhando para fortalecer a segurança de Ventania e garantir um ambiente cada vez mais seguro para todos", comenta Zelio.
DIÁLOGO - Para a prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski (PSD), a segurança pública é uma prioridade para todos os municípios dos Campos Gerais. "Temos mantido um diálogo constante com o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria de Segurança Pública. O secretário, coronel Hudson, inclusive esteve presente na última reunião da AMCG, destacando os resultados das ações realizadas na região e também ouvindo as demandas das cidades", comenta.
Segunda ela, os prefeitos da região têm um compromisso firme com a proteção das famílias. "Trabalhamos de forma conjunta, dialogando, compartilhando informações e experiências para buscar soluções efetivas. A AMCG acompanha de perto cada necessidade apresentada pelos municípios e atua como ponte entre as administrações locais e o Governo do Estado. Nosso papel é justamente esse: unir esforços, fortalecer as políticas públicas e contribuir para que os municípios dos Campos Gerais estejam cada vez mais seguros para seus cidadãos", finaliza.





















