Mallet sedia principal festival da cultura ucraniana no Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Mallet sedia principal festival da cultura ucraniana no Brasil

O festival contará com a participação de 23 grupos folclóricos do Brasil, Paraguai e Argentina, totalizando aproximadamente 700 artistas no palco. A expectativa é receber um público superior a 15 mil pessoas

O prefeito Pedro Kowalczyk (ao centro) convidou a população para participar do evento
O prefeito Pedro Kowalczyk (ao centro) convidou a população para participar do evento -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Mallet, considerado o berço da imigração ucraniana no Brasil, irá sediar o 31º Festival Nacional de Danças Ucranianas. O evento celebra o tema “É Hora de Voltar para Onde Tudo Começou” e reunirá cerca de 700 artistas de três países, com expectativa de público superior a 15 mil pessoas. O festival acontece de 20 a 22 de novembro de 2025. A realização é do grupo Folclórico Ucraniano Spomen.

O festival contará com a participação de 23 grupos folclóricos do Brasil, Paraguai e Argentina, totalizando aproximadamente 700 artistas no palco. A expectativa é receber um público superior a 15 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, que promete movimentar a economia local e consolidar a região como um polo turístico e cultural.

A edição de 2025 é uma homenagem à própria história de Mallet. Foi em seu território, na época, Colônia de Rio Claro, que desembarcaram os primeiros imigrantes ucranianos em 1891. A cidade é, portanto, um berço histórico e um importante centro de preservação dessa herança cultural no Paraná.

Além dos espetáculos de dança, o festival terá um forte caráter de resgate histórico. A organização também convida os participantes e visitantes a colaborarem com uma exposição especial, trazendo objetos, fotografias e documentos que pertenceram aos primeiros imigrantes.

Segundo Lúcia Parastchuk Oszust, coordenadora geral do evento e vice-presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, a iniciativa busca uma imersão no passado. “Queremos valorizar a trajetória dos imigrantes que aqui chegaram e contribuíram para moldar a identidade cultural do nosso município e do Estado. Acima de tudo, buscamos incentivar as novas gerações a valorizarem suas raízes”, destaca.

O evento também se destaca por adotar práticas sustentáveis para minimizar seus impactos ambientais. Essas ações refletem o compromisso dos organizadores com a responsabilidade socioambiental e a preservação dos recursos naturais.

O festival trará impactos econômicos significativos para Mallet e toda a região Centro-Sul do Paraná. O evento impulsionará setores como hotelaria, gastronomia e comércio, fortalecendo a imagem do município como um destino cultural de grande relevância.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas em: https://www.instagram.com/grupospomen.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right