Palmeira anuncia Reforma Administrativa e novos secretários para 2026
A nova estrutura administrativa começa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026, alinhando o início das atividades dos novos secretários ao calendário oficial do próximo exercício
Publicado: 11/12/2025, 17:02

O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD), anunciou oficialmente nessa quarta-feira (10) os novos secretários que irão compor a gestão municipal a partir do próximo ano. As mudanças integram a Reforma Administrativa aprovada pela Câmara Municipal, que reorganiza pastas, redefine funções e busca aprimorar a estrutura de governo para os desafios do novo ciclo de gestão.
Com a aprovação da reforma, foram definidos os nomes que assumirão as secretarias e setores estratégicos da administração pública. Ao todo, a Prefeitura terá 16 setores: Chefe de Gabinete; Secretaria de Gestão Pública; Secretaria de Finanças; Controladora Geral do Município; Procurador Geral do Município; Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Desenvolvimento Rural; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Esportes e Lazer; Secretaria de Cultura e Comunicação; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Turismo; Secretaria de Agricultura e Pecuária; Secretaria de Saúde; Secretaria de Indústria e Comércio.
A nova estrutura administrativa começa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026, alinhando o início das atividades dos novos secretários ao calendário oficial do próximo exercício.
ALTERAÇÃO FOI APROVADA PELA CÂMARA MUNICIPAL
O Projeto de Lei nº 6540/2025, que previa a reforma da estrutura administrativa da Prefeitura com a criação de algumas secretarias e o desmembramento de outras, foi aprovada pelo Legislativo Municipal. A estrutura administrativa voltou a ter secretarias fundamentais para a administração, como agricultura e indústria e comércio, por exemplo, que, na gestão passada, foram transformadas em departamentos.
Atualmente a Prefeitura Municipal de Palmeira conta com sete secretarias e 114 cargos comissionados. Com a reforma, serão 13 secretarias e 144 cargos, lembrando que, destes, 50% são destinados a servidores efetivos, o que significa acréscimo de 15 cargos, no total.
Segundo o prefeito, essas mudanças tem como objetivo garantir uma maior eficiência administrativa. "Com o fortalecimento das secretarias em suas áreas específicas, vamos melhorar a prestação dos serviços e valorizar os servidores de carreira. A reforma administrativa fará voltar secretarias importantes para a Administração Municipal”, destaca.
A secretária de Gestão Pública e Finanças, Carla Beatriz Turmina, garantiu que o estudo de impacto orçamentário não atingiu o limite prudencial, mas, mesmo assim, o projeto de reforma não prevê nenhum aumento salarial para os cargos comissionados. “Aumento salarial será o que a legislação prevê, no início de cada ano, baseado nos índices oficiais”, concluiu.
Ela lembrou que o limite prudencial está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e se refere ao patamar de gastos com pessoal, não podendo ultrapassar 51,3 % da receita corrente líquida. Atualmente, esse índice está em 42,89%. Com a reforma, alcançará 50,67%.
É bom destacar que, com a nova estrutura, a Prefeitura terá condições de desenvolver projetos de atração de recursos para o município, com aumento da arrecadação e um melhor atendimento das demandas da população. Aumentando a arrecadação, o patamar de gasto com a folha diminui em relação ao limite prudencial.
VICE-PREFEITO TOMA POSSE TEMPORÁRIA DA GESTÃO
A Prefeitura Municipal de Palmeira também anunciou outra mudança na Administração para os próximos dias: a posse temporária do vice-prefeito José Ailton Vasco, que se dá devido ao recesso do prefeito Altamir Sanson. "Foi um dia importante para Palmeira. Ao lado dos secretários, diretores e servidores, oficializamos a posse temporária do vice-prefeito, que assume a gestão neste período com toda minha confiança e parceria. Seguimos trabalhando unidos, cuidando da cidade e da nossa gente, sempre com responsabilidade, respeito e transparência. Mas calma que Ano que vem voltamos a ativa. Palmeira não para", comenta Sanson a respeito do fato.
RESUMO
Reforma Aprovada e Novas Secretarias: O prefeito Altamir Sanson (PSD) anunciou novos secretários com base na Reforma Administrativa, aprovada pela Câmara, que reorganiza a estrutura de governo. A prefeitura passará de 7 para 13 secretarias (e 16 setores no total) a partir de 1º de janeiro de 2026.
Foco em Eficiência e Fortalecimento de Áreas: A mudança visa melhorar a eficiência administrativa e a prestação de serviços, fortalecendo secretarias específicas como Agricultura e Indústria e Comércio, que haviam sido rebaixadas a departamentos na gestão anterior.
Impacto Financeiro Controlado: O número de cargos comissionados aumentará (de 114 para 144, com 50% para efetivos), mas o estudo de impacto orçamentário garantiu que o índice de gasto com pessoal de 50,67% permanece abaixo do limite prudencial (51,3%) e sem aumento salarial além do previsto em lei.
CONFIRA TODOS OS SECRETÁRIOS ANUNCIADOS
Chefe de Gabinete: Adelito Mores
Secretaria de Gestão Pública: Carla Beatriz Turmina
Secretaria de Finanças: Vitor Henrique Rocha
Controladora Geral do Município: Elisama Nogueira
Procurador Geral do Município: Ariel Alexandre Passoni Júnior
Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Fabiano Cassanta
Secretaria de Desenvolvimento Rural: Geraldo Vasco
Secretaria de Educação: Dirlene Aparecida Delfrate
Secretaria de Assistência Social: Joceli Gomes Cunha
Secretaria de Esportes e Lazer: Thiago Henrique Rigoni de Pontes
Secretaria de Cultura e Comunicação: Igor Henrique Moreira
Secretaria de Meio Ambiente: Joslei Sequineli
Secretaria de Turismo: Friedrich Norbert Kliewer
Secretaria de Agricultura e Pecuária: José Ailton Vasco
Secretaria de Saúde: Kamila Oliveira Sanson
Secretaria de Indústria e Comércio: Allyson Yamaguchi
Com informações da assessoria de imprensa.





















