Judiciário leva vivências para fortalecer valores e formação cidadã em Prudentópolis
O Projeto tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do sistema de Justiça, promovendo a educação cidadã por meio de palestras, atividades pedagógicas e vivências práticas
Publicado: 18/12/2025, 16:07

O Projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na escola, iniciativa do Poder Judiciário, com apoio da Prefeitura de Prudentópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou as atividades de 2025 com a realização de um júri simulado, no dia 28 de novembro, no Fórum da Comarca de Prudentópolis.
O Projeto tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do sistema de Justiça, promovendo a educação cidadã por meio de palestras, atividades pedagógicas e vivências práticas. Neste ano, a iniciativa atendeu 530 alunos do 4º ano do ensino fundamental, de 21 escolas da rede municipal, localizadas na área urbana e no interior do município.
Desenvolvido em Prudentópolis desde 2014, o Projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na escola é idealizado e conduzido pelo Juiz de Direito Dr. Ronney Bruno dos Santos Reis, no ano de 2025, com participação, em algumas etapas, do então Juiz Substituto da Comarca, Dr. Vitor Dias dos Santos Paula.
Ao longo de 2025, o projeto foi estruturado em seis etapas, que incluíram material pedagógico em formato de histórias em quadrinhos, visitas dos magistrados às escolas, visitas dos alunos ao Fórum, concurso de redação com o tema “Justiça e igualdade”, cerimônia de premiação e, por fim, o júri simulado.
No júri, os alunos vencedores do concurso de redação assumiram diferentes papéis do Tribunal do Júri. O caso apresentado foi inspirado na história infantil “João e Maria”, em que a personagem Muriel foi julgada por tentativa de homicídio das crianças, sendo condenada a 21 anos de prisão, conforme decisão dos jurados.
A atividade contou com o envolvimento direto das 21 escolas participantes, que auxiliaram na preparação dos alunos, proporcionando uma experiência educativa e cidadã.
RESUMO
Encerramento e prática: O projeto encerrou as atividades de 2025 com um júri simulado baseado no conto "João e Maria", onde alunos do 4º ano do ensino fundamental encenaram papéis do Tribunal do Júri.
Alcance educativo: A iniciativa atendeu 530 estudantes de 21 escolas municipais de Prudentópolis, promovendo a cidadania e aproximando os jovens do sistema judiciário por meio de palestras e visitas.
Etapas do projeto: Ao longo do ano, os alunos participaram de seis fases, que incluíram o uso de materiais pedagógicos em quadrinhos, visitas guiadas ao Fórum e um concurso de redação sobre justiça e igualdade.
Com informações da assessoria de imprensa





















