Prefeitura e Estado debate ações para fortalecer o turismo em Guarapuava
Representantes da Secretaria Estadual de Turismo visitam Guarapuava para fortalecer o desenvolvimento do setor
Publicado: 22/12/2025, 17:06

Representantes da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu-PR), participaram de uma reunião na Prefeitura Municipal com o objetivo de alinhar ações e oferecer apoio técnico para a criação de estruturas que valorizem e fortaleçam o turismo no município.
O encontro teve como foco a troca de experiências, o diagnóstico das potencialidades locais e a construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento turístico, considerando os atrativos naturais, culturais e históricos de Guarapuava. A iniciativa busca preparar a cidade para novas oportunidades, ampliando a visibilidade do município e fomentando a economia local por meio do turismo.
Durante a reunião, foram apresentados projetos estruturantes e discutidas possibilidades de investimentos em pontos turísticos estratégicos do município, além do fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal.
A diretora da Secretaria de Turismo de Guarapuava, Leila Pires, destacou o potencial turístico de importantes atrativos naturais e a necessidade de investimentos em infraestrutura para qualificar a experiência dos visitantes. “Nós mostramos o potencial turístico do Parque do Jordão, porque precisamos de investimentos para que ele possa receber ainda mais turistas. Sempre que alguém chega em Guarapuava, acaba sendo levado até o Parque do Jordão, e queremos deixar aquele espaço ainda mais bonito e estruturado. Falamos também do Salto São Francisco, que neste ano, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, passará a ficar sob a nossa administração junto com o IAT, o que permitirá novos investimentos no local”, explicou.
Leila Pires também ressaltou projetos de infraestrutura já acordados para o município. “Tratamos ainda de ações que já ficaram definidas, como melhorias na Praça Cleve, o Parque do Lago no Aterro do Parque do Lago e a construção do portal da cidade, todos como investimentos em infraestrutura turística”, afirmou.
Além disso, a diretora destacou a proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Turismo voltada ao fortalecimento da iniciativa privada. “Eles vieram oferecer a realização de um evento em Guarapuava, que está sendo chamado de ‘Banco do Turismo’, com o objetivo de disponibilizar recursos para empresários da iniciativa privada investirem no turismo local. A ideia é trazer esse evento para Guarapuava, reunindo duas regiões, possivelmente entre fevereiro e março”, destacou.
Outro ponto importante abordado na reunião foi o planejamento dos eventos do município para os próximos anos. “Também iniciamos o levantamento de todos os eventos que queremos apoiar em 2026 junto com o Governo do Estado. Nossa intenção é já apresentar esse planejamento na primeira semana de janeiro, para que o Estado possa se organizar conosco. Isso mostra que o nosso planejamento será feito em conjunto com o Governo do Estado”, completou Leila.
Representando a Secretaria de Estado do Turismo, o assessor da Secretaria, Ailton Lima, reforçou a importância estratégica de Guarapuava para o turismo paranaense e destacou a continuidade dos investimentos no município. “Guarapuava é um grande ativo turístico para o Estado do Paraná, e a Secretaria de Estado do Turismo vai continuar investindo por meio das parcerias fantásticas que temos aqui com o município. Queremos deixar um convite a toda a população do Paraná e do Brasil para que venham conhecer Guarapuava”, afirmou.
A Prefeitura de Guarapuava reforça que a aproximação com a Secretaria Estadual de Turismo representa um avanço importante para o fortalecimento do setor, promovendo desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e a valorização dos atrativos turísticos do município.
RESUMO
Alinhamento e investimentos estruturantes: A prefeitura e o Governo do Estado discutiram projetos para fortalecer o turismo local, com foco em melhorias na Praça Cleve, no Parque do Lago, na construção de um portal da cidade e na estruturação do Parque do Jordão e do Salto São Francisco.
Apoio à iniciativa privada: Foi proposta a realização do evento "Banco do Turismo" entre fevereiro e março de 2026, visando disponibilizar recursos financeiros para que empresários locais invistam em seus negócios e qualifiquem o setor.
Planejamento estratégico conjunto: O município e o Estado trabalharão de forma integrada na organização do calendário de eventos de 2026, com o objetivo de ampliar a visibilidade de Guarapuava e atrair visitantes de todo o país.
Com informações da assessoria de imprensa.





















