ACISPAR e AMCG convocam gestores para seminário sobre consórcios públicos
Os participantes poderão acompanhar salas com apresentação de experiências exitosas, rodas de conversa com gestores de consórcios públicos, capacitações e um espaço de estandes para empresas parceiras

A AMCG e a ACISPAR reforçam o convite aos gestores públicos da região para participarem do 1º Seminário da ACISPAR, que será realizado entre os dias 10, 11 e 12 de março de 2026, em Curitiba. Com o tema “Consórcios Públicos: Cooperação, Inovação e Resultados”, o evento busca fortalecer a gestão consorciada, ampliar a cooperação intermunicipal e promover a troca de experiências exitosas entre consórcios e municípios de todo o Paraná e do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da ACISPAR.
Na última semana, a equipe da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais do Paraná (ACISPAR) esteve na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para destacar a importância da mobilização regional para o seminário. Participaram da reunião a diretora-executiva da AMCG, Katiane Pires; a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa; a diretora do CimSamu, Emanuelle de Matos; e a assessora administrativa da ACISPAR, Brenda Rompato.
Para Katiane, o seminário representa uma oportunidade estratégica para os municípios dos Campos Gerais. “Os consórcios públicos têm um papel fundamental na otimização de recursos e na construção de soluções conjuntas para desafios comuns. Participar de um evento como esse é fortalecer a integração regional, ampliar o diálogo entre gestores e garantir que nossos municípios estejam cada vez mais preparados para inovar na gestão pública”, destacou.
A assessora administrativa da ACISPAR, Brenda Rompato, reforçou que o seminário nasce com o propósito de unir e fortalecer os consórcios. “Hoje trabalhamos com 28 consórcios de saúde no Paraná, incluindo estruturas como o SAMU e consórcios multifinalitários. A proposta do seminário é promover a troca de experiências exitosas, oferecer capacitações e ampliar o diálogo também com consórcios de outras áreas, como educação, cultura, infraestrutura e gestão de resíduos. Queremos que este seja o primeiro de muitos encontros anuais, consolidando um espaço permanente de aprendizado, inovação e cooperação em benefício dos municípios e da população”, afirmou.
.
Sobre o evento
O 1º Seminário da ACISPAR será realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado na Av. Prefeito Lothário Meissner, nº 632, Jardim Botânico, em Curitiba. Durante os três dias de programação, os participantes poderão acompanhar salas com apresentação de experiências exitosas, rodas de conversa com gestores de consórcios públicos, capacitações e um espaço de estandes para empresas parceiras apresentarem soluções e inovações voltadas à gestão consorciada.
GALERIA DE FOTOS
.
A ACISPAR
A ACISPAR, por meio da representação de seus consórcios associados, está presente nos 399 municípios do Paraná, atuando de forma estratégica na otimização de recursos e na promoção de políticas públicas integradas. O seminário também reforça a identidade institucional da entidade por meio de seu mascote, a capivara, símbolo de união, convivência e força coletiva — valores que representam o trabalho conjunto e a cooperação entre os municípios.
Gestores interessados podem se inscrever pelo site oficial: www.acispar.org.br.
.
PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DA ACISPAR
- Setor de Ciências Sociais Aplicadas – UFPR
- Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-170
- 10, 11 e 12 de março de 2026
.
- 10 de março de 2026 (terça-feira)
- 13h00 às 16h00 – Credenciamento
Local: Hall do Auditório Professor Ulysses de Campos
- 16h00 – Assembleia da ACISPAR
(Restrita a prefeitos e diretores dos consórcios)
- 18h00 – Abertura Oficial
Palestra Magna:
20 anos da Lei nº 11.107/2005 e seus impactos na ação consorciada
- 19h30 – Coquetel de Confraternização
.
- 11 de março de 2026 (quarta-feira)
- 08h30 às 12h00 – Apresentação de Experiências Exitosas
(Salas paralelas)
Sala de Conferências 1
Centrais de Compras: Licitações Compartilhadas e Consórcios Públicos
Sala de Conferências 2
Os Consórcios Públicos e a Transparência
Visitação aos estandes
.
- 12 de março de 2026 (quinta-feira)
- 08h30 às 12h00 – Apresentação de Experiências Exitosas
(Salas paralelas)
Sala de Conferências 1
Rede de Urgência e Emergência
- 13h30 – Fórum: Regionalização em Saúde
- 15h00 – Premiação das Experiências Exitosas
Encerramento do Seminário
.
RESUMO
Evento e objetivo: O seminário ocorrerá de 10 a 12 de março de 2026, em Curitiba, com foco em fortalecer a gestão consorciada, a inovação e a cooperação entre os municípios paranaenses.
Público e programação: Voltado a gestores públicos, o encontro na UFPR contará com salas de experiências exitosas, capacitações e debates sobre áreas como saúde, educação, infraestrutura e resíduos.
Inscrições e mobilização: As inscrições estão abertas no site da ACISPAR, com apoio da AMCG para mobilizar prefeitos e diretores da região dos Campos Gerais para o evento.
.
Com informações da assessoria de imprensa.






















