Ponta Grossa 2.0: construindo uma cidade saudável e inteligente | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa 2.0: construindo uma cidade saudável e inteligente

Conselheiro, presidente da Associação Médica, também lembra que a inovação precisa caminhar junto dos atendimentos em saúde

Mário Rodrigues Montemor Netto é conselheiro na área da Saúde
Mário Rodrigues Montemor Netto é conselheiro na área da Saúde -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro da área da Saúde do Grupo aRede, Mário Rodrigues Montemor Netto, parabeniza Ponta Grossa pelos avanços nas áreas da inovação e da logística - confira a reportagem especial aqui. Entretanto, ele também cita três grandes desafios, que poderão se tornar oportunidades, para o Município continuar seu desenvolvimento.

Confira abaixo a opinião na íntegra de Mário, que é médico, pesquisador, professor e presidente da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG):

"Os Desafios da Saúde na Ponta Grossa 2.0:

No aniversário de seus 202 anos, Ponta Grossa celebra uma nova e vibrante realidade: a consolidação como um polo nacional de logística e inovação. Este sucesso, fruto de um ecossistema dinâmico, nos impulsiona a uma nova fase de desenvolvimento, a 'Ponta Grossa 2.0'. Como em todo grande avanço, nosso próprio crescimento nos apresenta novos e sofisticados desafios, especialmente na área da saúde. Encará-los de frente, de forma colaborativa, é o que garantirá que nosso progresso econômico se traduza em qualidade de vida para todos.

A seguir, pontuamos três grandes desafios que são, na verdade, as grandes oportunidades para construirmos uma cidade ainda melhor.

1. Desafio: Gerenciar o Custo Humano da Logística:

O sucesso de Ponta Grossa como entroncamento rodoferroviário é inegável, com milhares de caminhões movimentando nossa economia diariamente. Para a saúde, nosso desafio é olhar para este número e nos preparar para suas consequências. O sucesso logístico nos impõe a responsabilidade de:

- Cuidar do ar que respiramos: gerenciar o impacto na qualidade do ar, pois o aumento do fluxo de veículos a diesel tem correlação direta com doenças respiratórias;

- Fortalecer a rede de emergência: um tráfego mais intenso eleva o risco de acidentes e traumas, o que exige um sistema de emergência cada vez mais robusto;

- Proteger nossa saúde mental: mitigar a poluição sonora e o estresse gerados por um polo logístico em constante movimento;

- A oportunidade e as soluções: podemos nos tornar referência em 'Logística Sustentável'. Isso exige uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), acelerando obras estruturantes e monitorando a qualidade do ar; das empresas, investindo em frotas mais limpas e programas de saúde ocupacional; e das universidades, pesquisando os impactos e desenvolvendo soluções para mitigá-los.

VÍDEO
Assista à fala do conselheiro da área da Saúde | Autor: Colaboração.
 

2. Desafio: Conectar a Inovação à Saúde Humana:

O artigo destaca com brilhantismo nosso ecossistema de inovação, como a 'Estação Hub' e o conceito de 'Cidade Inteligente'. Paralelamente, sabemos dos vultosos investimentos que estão transformando nossa saúde em um complexo de referência. O nosso grande desafio, então, é conectar essas duas revoluções. Sabemos que uma cidade só é verdadeiramente inteligente quando seu motor de inovação trabalha diretamente para fortalecer o bem-estar da população.

A oportunidade e as soluções: a oportunidade é fazer de Ponta Grossa um polo de Health Techs (tecnologias para a saúde). Isso significa usar nosso vibrante ecossistema para:

- Ampliar o conceito de 'inteligente': utilizar tecnologia não só para segurança, mas para monitorar a qualidade do ar, planejar áreas verdes que combatam o sedentarismo e usar dados para prever desafios de saúde pública;

- Integrar todos os setores: conectar a Prefeitura, as Universidades, as Entidades e as Empresas para que a 'Estação Hub' e o 'Vale dos Trilhos' também sejam berços de soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS), unindo a força inovadora da cidade com os grandes avanços que já ocorrem na saúde;

3. Desafio: Qualificar Pessoas para o Futuro da Saúde:

O complexo de saúde que estamos construindo exigirá uma nova geração de profissionais altamente qualificados. O desafio é alinhar nosso tradicional polo educacional com as demandas desta nova realidade tecnológica e de alta especialidade.

- A oportunidade e as soluções: podemos nos consolidar como um centro de excelência na formação para a saúde do século XXI. As Universidades e o 'Sistema S' podem criar novos cursos em parceria com os Hospitais e a Indústria, garantindo que os talentos formados aqui encontrem as melhores oportunidades em nossa própria cidade.

Os desafios da 'Ponta Grossa 2.0' não são sinais de problemas, mas sintomas de um sucesso estrondoso. A resposta para eles está na mesma força que nos trouxe até aqui: a união de todos os setores da sociedade. Ao trabalharmos juntos, garantiremos que o crescimento de Ponta Grossa seja sinônimo de um futuro mais próspero, inovador e, acima de tudo, mais saudável".

CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right