Planejar o futuro: as reformas urbanas de ontem e de hoje em Ponta Grossa
Conselheiro de História do Grupo aRede destaca a importância do planejamento urbano contínuo para o município nas próximas décadas
Publicado: 09/01/2026, 14:18

O conselheiro da área de História do Grupo aRede, Niltonci Batista Chaves, recupera o caráter histórico de Ponta Grossa como uma cidade marcada pelo planejamento urbano e por ações do poder público voltadas à preparação para o futuro.
Para ele, no atual cenário, os projetos estruturais destacados pela reportagem especial do Portal aRede e do Jornal da Manhã representam um novo momento de reorganização da cidade, que tem condições de enfrentar os desafios contemporâneos, desde que considere sua trajetória histórica e compreenda os pontos que precisam ser desenvolvidos para garantir um crescimento urbano funcional, sustentável e alinhado às demandas das próximas décadas.
Assista abaixo à opinião de Niltonci, que é historiador, doutor em Educação, professor, presidente da Associação dos Museus da Região dos Campos Gerais e diretor do Museu Campos Gerais (MCG):
CONSELHO DA COMUNIDADE
Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.
OUTRAS OPINIÕES
- Atuais projetos de Ponta Grossa são de grande responsabilidade para o futuro
- Ponta Grossa entendeu a necessidade de planejar obras de modo estratégico
LEIA UM RESUMO DA NOTÍCIA
- Niltonci Batista Chaves destaca que Ponta Grossa tem uma trajetória histórica marcada pelo planejamento urbano e por ações públicas voltadas ao futuro.
- Ele avalia que os projetos estruturais atuais representam um novo ciclo de reorganização da cidade para enfrentar desafios contemporâneos.
- Para garantir crescimento funcional e sustentável, é essencial considerar a história local e alinhar o planejamento às demandas das próximas décadas.




















