Liga Católica retoma atividades em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Liga Católica retoma atividades em Ponta Grossa

Missa e assembleia reuniu 60 liguistas

Frei Alderico celebrou a missa em ação de graças
Frei Alderico celebrou a missa em ação de graças -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Missa e assembleia reuniu 60 liguistas

No último domingo (17), a Liga Católica Jesus, Maria e José retomou as atividades na Diocese de Ponta Grossa. Uma missa, na Paróquia São Pedro Apóstolo, rezada pelo assessor espiritual da Liga, frei Alderico Noleto, marcou o reinício das ações, que teve como principal momento a celebração em ação de graças, com a participação de cerca de 60 liguistas e convidados. O reinício das ações começou com a assembleia anual, realizada logo depois da missa. As atividades retornam, com a continuidade de todos os cuidados referentes à pandemia, obedecendo o distanciamento social, uso de máscara e higienização com álcool em gel.   

A assembleia anual aconteceu pela última vez ainda em 2019. “Ela está na programação geral do movimento para acontecer este mês, mas ano passado fomos impedidos de realizá-la devido a pandemia. Com a situação atual do avanço das vacinas e tudo mais, decidimos junto com nosso diretor espiritual, frei Alderico, dar início as atividades”, explica Alzira Padilha, que, ao lado do marido Fabiano, coordena a Liga Católica na Diocese. A assembleia começou depois da celebração em ação de graças pela existência da Liga e da partilha de um café.

A entrada da Bíblia, na abertura da assembleia, foi feita por jovens, filhos de liguistas. “Eles são o nosso projeto a dar continuidade. É preciso incentivá-los, incluí-los para quem sabe formarmos um grupo jovem”, comenta Alzira, citando que a coordenação diocesana se inspirou na Confederação das Ligas Católicas, que retomou suas atividades, em agosto, depois de assembleia realizada em Aparecida (SP). “Isso motivou as federações”.

Na programação de domingo ainda, palestra com a analista corporal Lurdes Maria Mieth sobre os pontos positivos e negativos da pandemia. Frei Alderico comentou a respeito da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, inspirada no trecho ‘Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos’, do livro do Atos dos Apóstolos (4,20). “Eles estiveram em um bom grupo no domingo e se mostraram muito animados”, comemora o frei. Depois da fala do frei, foi lido e avaliado o relatório das atividades realizadas durante o tempo de pandemia até essa semana e realinhadas as datas de ações para 2022, informou a coordenadora diocesana.

De acordo com Alzira, a Liga Católica está presente em 13 comunidades da Diocese. “O intuito é animar as comunidades, se colocar a serviço do pároco e caminhar junto a ele”, acrescenta. Ela lembra que, desde meados de 2019, as atividades, que eram presenciais, foram realizadas no formato online: Santo Terço, Tríduo de São José, Mil aves Marias, Terço semanal, Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Sebastião, em 2020, feita virtualmente com a presença do reitor do santuário, padre Sandro Maciel Ferreira, e do bispo Dom Sergio, que palestrou sobre a vida pós-pandemia. Os integrantes da Liga Católica se mobilizaram também na campanha de ajuda à Prelazia de Lábrea, na Amazônia, atendida pelo Projeto Igreja-Irmã.

O casal Alzira e Fabiano Padilha assumiu a coordenação diocesana em 2019. São liguistas ativos há mais de 30 anos na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ponta Grossa.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE