Decoração de ambientes externos: veja algumas tendências | aRede
PUBLICIDADE

Decoração de ambientes externos: veja algumas tendências

Com criatividade, bom gosto e algumas noções de paisagismo, é possível começar a trabalhar a paisagem externa selecionando itens básicos

São espaços que enchem os olhos e podem servir tanto como área de lazer e convívio social
São espaços que enchem os olhos e podem servir tanto como área de lazer e convívio social -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A decoração de ambientes externos, como jardins e quintais, complementa a decoração dos ambientes internos de uma casa e não pode ser subestimada. São espaços que enchem os olhos e podem servir tanto como área de lazer e convívio social como área de descanso e relaxamento.

Com criatividade, bom gosto e algumas noções de paisagismo, é possível começar a trabalhar a paisagem externa selecionando itens básicos, como os móveis: em áreas mais amplas, por exemplo, bancos de jardim e espreguiçadeiras madeira são ótimas pedidas para compor um espaço que convide ao sossego e à fruição.

Uma mesa com cadeiras, por sua vez, estimulará a confraternização, permitindo refeições em família, encontros românticos, atividades e passatempos, conversas descontraídas com os amigos ao ar livre e em contato com a natureza – tudo isso no conforto e segurança da sua própria casa.

Duas tendências de decoração no paisagismo têm sido o uso de cordão de luzes e uma fonte de água, se houver espaço. O primeiro é capaz de criar uma iluminação delicada e charmosa para poder aproveitar o espaço também à noite, enquanto a segunda intensifica a sensação de contato com a natureza, criando um ponto de descontração e contemplação.

Para o chão, se você optar por gramas naturais rasteiras, leve em conta que seu crescimento costuma ser assimétrico, elas sofrem modificações na aparência e, em muitos momentos, podem parecer sem vida. As gramíneas exigem manutenção, e isso envolve irrigação, podagem, pulverização, entre outras.

Uma alternativa são as gramas sintéticas: além de práticas, os gastos e funções com manutenção são menores. Seu verde se mantém durante todo o ano e, se bem cuidada, seu tempo de vida útil é longo. As pedras também podem incrementar a decoração. Com elas, é possível criar trilhas entre o portão e a porta, ou entre a porta e os bancos. Esses caminhos também podem ser feitos com material cerâmico ou com plantas.

As plantas são os principais elementos que vão trazer vida e charme para o seu espaço aberto. Elas conferem uma boa estética ao ambiente e trazem diversos benefícios relacionados à saúde e à qualidade de vida dos moradores, como a purificação do ar e a sensação de relaxamento.

Antes de escolhê-las, porém, confira as condições do ambiente: a incidência do sol, se é mais úmido ou mais seco, se está sujeito a vento e maresia. Pesquise sobre as espécies, veja quais cuidados demandam, se são indicadas para ambientes onde circulam animais e crianças, por exemplo. Outro ponto importante é a composição, pensando nas cores, tamanhos, formas e volumes das plantas para manter uma harmonia estética no projeto paisagístico.

Decorar ou redecorar espaços abertos é uma ótima oportunidade para juntar pessoas queridas e para deixar a criatividade voar. Muito mais do que um lugar para guardar plantas, um jardim ou quintal pode representar um ponto de encontro entre os moradores da casa e a natureza, um espaço para viver momentos de qualidade e também para interagir com o ambiente, caso seja possível, por exemplo, cultivar hortas e árvores frutíferas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE