Brasil pode lançar tecnologia para 'estocar vento' | aRede
PUBLICIDADE

Brasil pode lançar tecnologia para 'estocar vento'

Sistema de baterias pode armazenar geração elétrica de turbinas eólicas e painéis solares

As baterias de armazenamento de energia surgem como uma alternativa promissora nesse sentido
As baterias de armazenamento de energia surgem como uma alternativa promissora nesse sentido -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O governo brasileiro encerrou nesta quinta-feira (28) a consulta pública para o próximo leilão de reserva de capacidade de energia, que está previsto para acontecer no dia 30 de agosto. Nesta edição, uma novidade promete revolucionar o setor: a inclusão de baterias que podem armazenar e distribuir eletricidade.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o objetivo do certame é estabelecer novas tecnologias para atender a demanda de energia dos próximos anos e acrescentar potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com o aumento da participação de fontes renováveis intermitentes, como a energia solar e eólica, que não possuem uma geração constante, torna-se necessário encontrar soluções para garantir a estabilidade do sistema elétrico.

As baterias de armazenamento de energia surgem como uma alternativa promissora nesse sentido. Elas conseguem armazenar a eletricidade gerada durante períodos de alta produção e distribuí-la para o sistema quando a demanda for maior, evitando desperdício e aumentando a previsibilidade do abastecimento.

Essa inclusão de baterias no próximo leilão de capacidade de energia reflete o compromisso do Brasil em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico. Essa tecnologia pode trazer benefícios significativos, contribuindo para a estabilidade do sistema e reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis.

Com essa iniciativa, o país demonstra estar à frente no cenário energético, abrindo espaço para o desenvolvimento e adoção de tecnologias avançadas que possibilitam uma transição mais eficiente e sustentável para um futuro energético limpo.

Com informações de CNNBrasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE