Rio Taquari passa dos 30 m e atinge maior nível da história no RS | aRede
PUBLICIDADE

Rio Taquari passa dos 30 m e atinge maior nível da história no RS

Defesa Civil emitiu uma "orientação expressa" para evacuação da região Vale do Taquari; é a mesma área afetada por um ciclone seguido de enchentes

VÍDEO
A Defesa Civil emitiu uma "orientação expressa" para evacuação da Região dos Vales | Autor: Reprodução

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, uma das mais atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29), passou dos 30 metros de altura e atingiu o maior nível da história.

A medição foi feita na madrugada desta quinta-feira (2) nas cidades de Lajeado e Estrela pelo Serviço Geológico do Brasil. O nível do rio chegou a 31,2 metros, maior do que o da enchente registrada em setembro de 2023, quando chegou a 29,5 metros, e a maior alta registrada até então, que era de 29,9 metros, em 1941.

Por conta dessa situação,  especificamente o Vale do Taquari. A recomendação é para os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.

O Vale do Taquari é a mesma região afetada, em setembro de 2023, por um ciclone seguido de enchentes. Ao todo, 54 pessoas morreram na época e quatro ainda seguem desaparecidas.

A Defesa Civil afirma que o Rio Taquari "vem recebendo expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação". Os moradores de áreas de risco devem procurar abrigos públicos ou outro local de segurança.

"As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança", afirma o órgão.

Temporais no RS - Os temporais já deixaram 13 mortos e 21 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. Ao todo, foram registrados transtornos em 134 municípios.

Conforme o mais recente boletim, 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 8,3 mil moradores fora de casa. São 3.079 em abrigos e 5.257 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

Informações: g1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE