Trens são sabotados no dia da abertura das Olimpíadas de Paris
Atos de sabotagem interrompem linhas de alta velocidade na França, afetando viagens no dia da abertura dos Jogos Olímpicos

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi marcada por um ato de sabotagem que atingiu as linhas de alta velocidade da França. A SNCF, empresa ferroviária estatal francesa, classificou o ocorrido como um "ataque massivo" que visava paralisar a rede de trens de alta velocidade.
A interrupção, que aconteceu na noite de sexta-feira (26), afetou as linhas do Atlântico, Norte e Leste, com danos em diversas instalações. A SNCF informou que um dos atos de sabotagem foi "fracassado". A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castera, classificou os ataques como "uma espécie de sabotagem coordenada" e os condenou nos "termos mais fortes possíveis".
"Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu campo, contra o seu país", disse ela à BFMTV, afiliada da CNN. A segurança em Paris já havia sido reforçada nas últimas semanas, com a França planejando enviar cerca de 35 mil policiais por dia durante os Jogos, chegando a 45 mil na Cerimônia de Abertura. Além disso, 10 mil soldados foram destacados para a região de Paris.
A causa das interrupções ainda não está clara, mas há uma crescente agitação interna na França, alimentada em parte pelas recentes eleições nacionais que testemunharam uma batalha entre a esquerda e a ultradireita. O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, confirmou que as forças de segurança detiveram esta semana um "membro da extrema-direita" que era "suspeito de querer cometer ações violentas durante os Jogos Olímpicos". Segundo Darmanin, o homem tinha "intenção de intervir durante uma fase do revezamento da tocha".
A SNCF informou que as viagens nas linhas de alta velocidade estão "muito perturbadas", com a rede ferroviária precisando desviar e cancelar inúmeras trens. Interrupções são esperadas durante todo o fim de semana, enquanto as equipes de trabalho supervisionam os reparos. O Rémi Train Centre Val de Loire disse que as viagens em suas linhas ferroviárias seriam interrompidas pelo menos até segunda-feira (29), com um incêndio perto dos trilhos em Courtalain, norte da França, impactando os serviços para Paris.
Com informações de CNN Brasil.




















