Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná

A exposição à fumaça gerada pelas queimadas deverá influenciar no aumento do número de casos de câncer nas próximas décadas

Grande quantidade de fumaça ainda é percebida no Paraná
Grande quantidade de fumaça ainda é percebida no Paraná -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A quantidade de fumaça sobre o estado do Paraná deve aumentar nos próximos dias, após a diminuição da estiagem com a chegada de chuvas em algumas cidades, e a qualidade do ar será impactada negativamente. A chuva conseguiu reduzir o número de focos de incêndio em algumas regiões.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão é de que a fumaça ingresse com mais força sobre o estado e haja uma piora gradativa na qualidade do ar. O cenário, contudo, deverá ser alterado somente após o registro de chuva em todas as regiões do País, o que deve ocorrer entre sexta-feira (20) e sábado (21) - veja o vídeo abaixo:

VÍDEO
Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar | Autor: Divulgação/Simepar.
 

“Nos próximos dias, a fumaça ingressará ainda mais no estado e a qualidade do ar vai piorando gradativamente até a chegada de chuva em todas as regiões do país novamente, o que deve ocorrer a partir de sexta-feira e sábado. Essa melhora momentânea é bem-vinda, mas continua todo esse fluxo de fumaça e veremos novamente entre hoje e amanhã, de forma mais persistente, o céu mais acinzentado e o pôr-do-sol, alaranjado”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a região Sul do País deverá registrar 70 mm de chuva até o dia 23 devido à passagem da frente fria. Com exceção do Nordeste, todas as regiões do Brasil deverão registrar chuva até a próxima segunda-feira (23).

A frente fria que avança sobre o Paraná foi favorável para uma “melhoria momentânea”, segundo Jacóbsen. No entanto, apesar da ocorrência de chuva nos próximos dias, o vento segue transportando partículas geradas pelas queimadas.

A exposição à fumaça gerada pelas queimadas deverá influenciar no aumento do número de casos de câncer nas próximas décadas. “Se a gente não prevenir essas questões hoje, a gente corre risco de ter um aumento dos tipos câncer relacionados ao sistema respiratório em um futuro próximo”, disse Ubirani Otero, chefe da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), à Agência Brasil - leia mais detalhes clicando aqui.

PREVISÃO DO TEMPO - Nesta quinta-feira (19), a máxima prevista em Ponta Grossa será de 20ºC, com mínima de 13ºC - o dia deverá ficar nublado. Já na sexta-feira (20), a máxima será de 25ºC, com mínima de 14ºC - o dia também será parcialmente nublado, mas com pancadas de chuva. As informações são do Simepar.

Com informações Banda B, parceira do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE