EUA enviarão sistema antimísseis avançado para Israel, diz Pentágono
Também serão implantadas tropas americanas para operá-lo
Publicado: 13/10/2024, 19:02
Os Estados Unidos enviarão um sistema antimísseis avançado para Israel, assim como tropas americanas para operá-lo, “para ajudar a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, major-general Patrick Ryder, em declaração neste domingo (13).
Não é a primeira vez que os EUA implantam o sistema, a bateria Terminal High-Altitude Area Defense (THAAD), no Oriente Médio, ressaltou Ryder. Ele também foi implantado em Israel em 2019 para um exercício.
Entretanto, o envio de tropas americanas para Israel é um movimento que chama atenção em meio à tensão entre Israel e o Irã, e enquanto a região se prepara para um possível ataque israelense ao Irã que pode continuar a aumentar as hostilidades.
O Wall Street Journal relatou pela primeira vez o envio do sistema THAAD.
THAAD E AMEAÇA DO IRÃ - O sistema THAAD é especificamente destinado à defesa antimísseis balísticos e pode ajudar Israel a se defender melhor contra um possível ataque iraniano no futuro, se o país decidir responder a qualquer retaliação israelense.
Os EUA têm consultado Israel sobre como o país planeja responder ao ataque do Irã, realizado em 1º de outubro, e autoridades americanas deixaram claro que não querem que Israel tenha como alvo instalações nucleares ou campos de petróleo iranianos.
O presidente Joe Biden falou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na quarta-feira (9), a conversa entre os dois em quase dois meses, dizendo a ele que a retaliação de Israel deveria ser “proporcional”.
EUA NO ORIENTE - Os militares dos Estados Unidos aumentaram significativamente sua presença no Oriente Médio desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel.
O país reforçou suas defesas aéreas na região, enviaram navios de guerra e porta-aviões para o Mediterrâneo oriental, Mar Vermelho e Mar Arábico, e recentemente enviaram tropas para Chipre para ajudar com o possível planejamento de evacuação, informou a CNN anteriormente.
A matéria completa é da CNN