Bolsonaro reage após ser chamado de 'coisa covarde' por Lula
Ex-presidente Jair Bolsonaro reagiu após ser chamado de “aquela coisa covarde” pelo presidente Lula durante evento do governo federal no ES
Publicado: 11/07/2025, 17:27

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu nesta sexta-feira (11) a críticas feitas a ele pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento oficial do governo federal no Espírito Santo.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro escreveu: “Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?”, em referência direta às declarações de Lula.
Veja post:

A resposta veio horas após o atual presidente se referir a Bolsonaro como “aquela coisa covarde” em um discurso no interior capixaba.
“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça”, afirmou Lula no palanque.
“Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai”
O evento, realizado para tratar da reparação socioeconômica das populações atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015, acabou dominado por críticas à postura de Bolsonaro e à atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que culminou no aumento da tarifa de importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
Lula associou diretamente o chamado “tarifaço”, um aumento de 50% nas tarifas anunciado por Donald Trump na última quarta-feira (9/7), à suposta tentativa de interferência de Eduardo Bolsonaro no processo judicial que envolve o pai. Segundo o presidente, o parlamentar teria buscado o apoio do presidente dos EUA para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.
Em outro trecho, Lula ironizou novamente Bolsonaro ao dizer que o ex-presidente “mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai, não deixa meu pai ser preso’”.
O presidente também questionou o caráter do ex-mandatário ao comentar o conteúdo da carta divulgada por Trump, em que o republicano alega que Bolsonaro sofre uma “caça às bruxas” no Brasil. “É preciso criar vergonha na cara, porque a coisa mais pequena de um homem é ele não ter caráter”, afirmou Lula.
Lula culpa Bolsonaro por tarifaço de Trump
As críticas de Lula não se limitaram ao discurso no evento público. Em entrevista concedida nessa quinta-feira (10/7) à Record TV, o presidente já havia responsabilizado Bolsonaro pela imposição de tarifas pelos Estados Unidos e questionado a legitimidade do apoio de Trump.
“O ex-presidente deveria assumir a responsabilidade porque ele está concordando com a taxação do Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump”, afirmou.
Lula também classificou a atitude como tentativa de uso eleitoral da política internacional. Segundo ele, é “inadmissível” que interesses estrangeiros interfiram na soberania brasileira e prometeu resposta firme.
Entre as medidas cogitadas estão o acionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC), a cobrança formal de explicações dos EUA e o uso da Lei da Reciprocidade, que permite ao Brasil impor sanções equivalentes às aplicadas por outros países.
“Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele”, disse o presidente, indicando que o Itamaraty já está analisando os próximos passos diplomáticos.
Lula ainda criticou o tom informal da carta divulgada por Trump, afirmando que chegou a pensar que fosse “um material apócrifo” por ser publicada no site da presidência norte-americana. “Não é costume mandar correspondência assim”, concluiu.
Com informações de: Metrópoles.