Produção de soja no Brasil deve crescer na Safra 2025/26
A estimativa é de uma colheita de 153,8 milhões de toneladas, representando um aumento de 8,4% em relação à safra anterior
Publicado: 03/08/2025, 13:45

A produção de soja no Brasil deve apresentar crescimento na próxima safra (2025/26), segundo projeções da consultoria Pátria Agronegócios. A estimativa é de uma colheita de 153,8 milhões de toneladas, representando um aumento de 8,4% em relação à safra anterior, marcada por adversidades climáticas, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Esse avanço está sendo impulsionado principalmente por melhoras climáticas previstas, além de uma recuperação esperada da produtividade média nas lavouras brasileiras. Apesar de muitos produtores enfrentarem margens apertadas e dificuldades de financiamento, a confiança na retomada da produtividade e a estabilidade no mercado global incentivam os investimentos no setor.
Outro ponto destacado pela consultoria é a possível redução de área plantada em algumas regiões, devido aos altos custos de produção e riscos de rentabilidade. No entanto, essa queda deve ser compensada por um ganho expressivo de produtividade, caso o clima colabore.
O Mato Grosso, maior produtor nacional, deve seguir como líder isolado na produção, seguido por estados como Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul. Com esse volume, o Brasil seguirá na liderança mundial na produção e exportação de soja, consolidando ainda mais sua importância no agronegócio global.
Com informações de: Canal Rural.