Trump é declarado 'persona non grata' em Belém, sede da COP30
Em virtude do tarifaço contra o Brasil, vereadores de Belém aprovaram, nesta quarta (6), medida que declara Trump “persona non grata”
Publicado: 07/08/2025, 07:34

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi declarado “persona non grata” em Belém, capital do Pará, que vai sediar a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A medida foi aprovada nesta quarta-feira (6) pela Câmara Municipal da cidade.
A medida foi proposta pelo vereador Alfredo Costa (PT), em razão do tarifaço de Trump contra o Brasil, e os consequentes impactos negativos para a economia do país. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Belém por 12 votos favoráveis, nove contra e duas abstenções.
Um dia antes, nessa terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve ligar e convidar Donald Trump para a COP30 em Belém. Até o momento, o líder norte-americano ainda não deu sinais sobre uma possível participação na conferência.
O líder brasileiro, no entanto, afirmou que a conversa vai girar em torno da questão climática, foco principal do evento que será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro.
A tarifa de 50% sobre exportações de produtos brasileiros, contudo, não deve estar na pauta. De acordo com Lula, o presidente dos EUA não tem se mostrado aberto ao diálogo sobre a guerra tarifária contra o Brasil.
A medida, anunciada no início de julho, não possui apenas um plano de fundo econômico, como aconteceu com outros países. Em carta, Trump confirmou que a taxação era uma tentativa de interferir no julgamento de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente é acusado de liderar uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no Brasil, em 2022.
Informações: Metrópoles