Debate digital fomenta projetos do Congresso sobre proteção de crianças na internet | aRede
PUBLICIDADE

Debate digital fomenta projetos do Congresso sobre proteção de crianças na internet

Propostas na Câmara dos Deputados tratam de controle parental e filtros de conteúdos; Hugo Motta quer avançar com discussão nesta semana

Congresso Nacional deve acelerar projeto de proteção de menores de idade em ambientes digitais
Congresso Nacional deve acelerar projeto de proteção de menores de idade em ambientes digitais -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Congresso Nacional acumula uma série de projetos que ampliam a proteção de crianças e adolescentes na internet. Neste semana, impulsionado por denúncias do youtuber e influenciador Felca, a Câmara dos Deputados deve avançar na discussão.

O presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), avalia que o tema é “urgente”. Na semana passada, o plenário já tinha previsto na pauta um pedido de urgência para acelerar um projeto que define regras para proteção de menores de idade em ambientes digitais. O requerimento, no entanto, não foi votado devido à ocupação do plenário por integrantes da oposição, o que impediu as votações. A proposta já foi aprovada no Senado e é uma das mais avançadas sobre o tema.

O texto, apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDN-SE), estabelece ações em prol do controle parental, proteção de dados, publicidade digital, filtros de conteúdo e obrigações para provedores, aplicações e fornecedores de produtos na internet. Nos últimos dias nas redes sociais, repercutiu o termo “adultização”. O youtuber conhecido como Felca publicou um vídeo na quarta-feira (6) em que faz denúncias sobre a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet. Uma delas é contra o influenciador Hytalo Santos, que teve a conta no Instagram desativada na sexta-feira (8).

Na Câmara e no Congresso, tramitam diversas propostas para ampliar a proteção de menores de idade no ambiente virtual. Em abril, após a morte de uma menina de 8 anos depois de realizar o chamado "desafio do desodorante" no TikTok, congressistas apresentaram projetos para tipificar como crime a promoção ou divulgação de desafios perigosos voltados a crianças e adolescentes na internet.

Outras propostas miram a atuação de influenciadores digitais mirins e estabelece, entre outras medidas, a necessidade de autorização judicial para a atuação de crianças e adolescentes como influenciadores. Nesta terça-feira (12), Hugo Motta e líderes partidários terão reunião para debater a pauta de votação da Casa nos próximos dias. “O vídeo do Felca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão”, disse Motta no X, no domingo (10).

Com informações da CNN.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right