PMs são punidos após vazar foto em que comiam marmita em pé na rua em SP
PMs faziam jornada extra de trabalho e relataram fome a um sargento, que negou o uso do refeitório da corporação
Publicado: 20/08/2025, 08:24

Três policiais militares foram punidos com entre 10 e 15 dias de prisão administrativa — sem poder deixar o quartel —, após uma foto deles comendo marmitas em pé na rua repercutir nas redes sociais. Segundo a Corregedoria da Polícia Militar (PM), a punição se deve pelos envolvidos “desrespeitarem uma ordem de superior hierárquico” e a circulação da imagem afrontar a autoridade da corporação.
O caso aconteceu em 26 de dezembro de 2019, mas a punição foi divulgada somente no último dia 8. Na ocasião, um grupo de quatro policiais estava escalado na diária especial por jornada extraordinária de trabalho policial militar (Dejem), atividade além do horário de expediente normal, na cidade de Osasco, Grande São Paulo.
Segundo Ricardo Massola, advogado de dois dos policiais punidos, o grupo já havia trabalhado por horas antes do expediente extra e estava sem se alimentar, relatando fome. Os agentes, então, entraram em contato com um comandante da Dejem, que teria vetado que os PMs usassem o refeitório de uma companhia do 14° Batalhão — a 700 metros do posto de serviço.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro do Portal aRede.