Após ano recorde, Brasil registra queda de 71,8% em áreas queimadas | aRede
PUBLICIDADE

Após ano recorde, Brasil registra queda de 71,8% em áreas queimadas

Em 2024, o Brasil perdeu 30,8 milhões de hectares para o fogo, 79% a mais que 2023

Fogo consome área florestal
Fogo consome área florestal -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Brasil registrou uma redução significativa de 71,8% nas áreas que foram afetadas pelas queimadas florestais neste ano. Os dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontam que o país teve uma queda de 10.313.062 hectares queimados de janeiro a agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado. O número reflete nas condições climáticas menos severas e nas estratégias para mitigar incêndios.

Em 2024, as estatísticas apontam um recorde histórico de 14.372.358 milhões de hectares foram queimados, representando mais que o dobro de 2023, sendo um aumento de 166% (janeiro a agosto). Número este que, no mesmo período de 2025, reduziu para 4.053.476 milhões em áreas de vegetação prejudicadas pelos incêndios.

Charles Dayler, engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB), explicou que, nos últimos três anos, o Brasil foi acometido pelo fenômeno climático El Niño. Este evento deixava o Brasil mais suscetível a incêndios, em motivo de uma seca extensa e severa. Ele afirma que, neste ano, as condições climáticas forma mais brandas.

Leia a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro do Portal aRede. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right