Seu cachorro “morre” de ciúmes de você? Veja por que e como resolver
Rosnar, latir, ou se isolar são alguns dos comportamentos comuns no cachorro quando ele sente ciúmes do tutor; saiba como lidar
Publicado: 14/09/2025, 00:00

Alguma vez já te aconteceu de acariciar um outro animal de estimação que não o seu cachorro e ele reagiu mal? Seja com rosnados, seja com atitudes evitativas, os cães podem parecer estar expressando incômodo quando os tutores dão mais atenção a outros seres que não eles, deixando nos humanos a dúvida: os pets podem sentir ciúmes? A resposta é mais complexa do que parece.
O conceito de ciúmes está atrelado à preservação e ao cuidado das relações sociais, um tipo de protecionismo também encontrado nos animais de estimação. É o que explica a veterinária Kássia Vieira. Segundo a especialista, pesquisas comportamentais apontam que os cães tem reações cerebrais similares a dos humanos quando confrontados com situações em que o tutor o ignora para dar atenção a outro cachorro – ou crianças.
A especialista relata que já foram publicadas pesquisas com exames de laboratório para verificar áreas do cérebro ativadas quando o animal vive a experiência de ser preterido. “Nelas, verificou-se que há determinadas áreas do cérebro que ‘acendem’ quando o animal vê o dono alimentar um outro bichinho”, detalha a especialista.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles.