Caetano, Anitta e demais artistas se manifestam contra a PEC da Blindagem | aRede
PUBLICIDADE

Caetano, Anitta e demais artistas se manifestam contra a PEC da Blindagem

Cantores, atores e outras celebridades cobram que senadores derrubem proposta que impede a Justiça de abrir ações penais contra parlamentares sem aval do Congresso

Avanço de PEC da Blindagem na Câmara gerou mobilização de artistas, como Caetano Veloso e Anitta
Avanço de PEC da Blindagem na Câmara gerou mobilização de artistas, como Caetano Veloso e Anitta -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atores, cantores e outros artistas foram às redes sociais para criticar o avanço, na Câmara dos Deputados, de um projeto de lei que impede a Justiça de abrir ações penais contra parlamentares sem o aval do Congresso. O texto, chamado de "PEC da Blindagem", foi aprovado a toque de caixa na Casa, mas deverá ter tramitação mais lenta no Senado. As celebridades cobrarem que os senadores ajam para impedir que as novas regras entrem em vigor.

Um levantamento do GLOBO no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que ao menos 25 deputados federais e senadores são alvos de investigações que tramitam na Corte e podem ser beneficiados pela proposta. O número de parlamentares na mira de investigações, porém, vai além desses casos, uma vez que parte dos inquéritos tramita na Corte sob sigilo. As apurações na Corte envolvem desde suspeitas de desvio de emendas parlamentares até possível participação nos atos golpistas do 8 de janeiro, além de corrupção e crimes contra a honra.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o cantor e compositor Caetano Veloso chamou a proposta de "PEC da Bandidagem" e defendeu a realização de manifestações populares contra a iniciativa legislativa.

"Essa PEC tem que receber da sociedade brasileira uma resposta socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse, ainda mais às pressas levada à frente", disse ele. "A gente tem que ir para a rua, para a frente do Congresso, como fomos outras vezes. Voltar a dizer que não admitimos isso, como povo".

VÍDEO
| Autor: Redes Sociais
  

A cantora Anitta, por sua vez, compartilhou nos stories do Instagram uma imagem do movimento 342Artes que diz não à "PEC da Bandidagem". "Senadores, contamos com vocês", acrescenta o cartaz.

Atores como Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Mateus Solano, Sophie Charlotte, Alinne Moraes, Claudia Abreu, Patrícia Pillar, Ingrid Guimarães e Maeve Jinkings também compartilharam o cartaz do movimento. A oposição ao projeto também gerou mobilização de nomes da música nacional, como Ana Carolina, Sandra de Sá e Tony Bellotto.

A cantora Fernanda Abreu levou o cartaz para seu mural do Instagram e alertou seguidores que o projeto de lei pode favorecer o crime organizado e tornar o Congresso "porto seguro para bandido".

"Já imaginou o PCC e o Comando Vermelho dominando o Congresso Nacional e as assembleias? (...) A proposta permite - por exemplo - que SÓ OS POLÍTICOS AUTORIZEM PROCESSOS CONTRA POLÍTICOS. ENTÃO, as facções criminosas - que são máfias com muito dinheiro - vão investir $$ em candidatos e eleger deputados e senadores porque Congresso vai virar porto seguro de bandido", disse.

Informações: O Globo

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right