ENGIE Brasil mobiliza plano para apoiar comunidades atingidas por tornado
Companhia coordena ações comunitárias e dialoga com a ANEEL para antecipar repasse de recursos ao município de Rio Bonito do Iguaçu
Publicado: 18/11/2025, 15:41

A ENGIE Brasil iniciou um plano de ação para apoiar as comunidades de Rio Bonito do Iguaçu, devastadas pelo tornado que atingiu o interior do Paraná no dia 7 de novembro. A iniciativa, estruturada em três eixos prioritários – assistência, restabelecimento e reconstrução regional –, busca oferecer suporte emergencial à população e contribuir para acelerar a recuperação das áreas afetadas. As ações foram definidas após diálogo com a Defesa Civil, prefeituras e demais órgãos competentes, garantindo a efetividade no atendimento aos territórios.
A Companhia também solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a aprovação para antecipar a Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos (CFURH), paga pelas usinas ao município. Com isso, o valor estimado em R$ 6,5 milhões poderá ser direcionado à recuperação das áreas atingidas.
Paralelamente, a ENGIE está realizando campanha de arrecadação de doações junto aos colaboradores e está mobilizando parceiros locais para fortalecer a rede solidária. Coordenadas pela área de Responsabilidade Social da Companhia, as equipes das Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago estão à frente das mobilizações, atuando em conjunto com uma ampla rede de parceiros locais, como o Centro de Cultura Saudade do Iguaçu.
“Neste momento, a nossa prioridade está em mitigar os danos e transtornos ocasionados e oferecer suporte ao município. Para isso, estruturamos um plano de ação robusto, com iniciativas colaborativas, que envolvem toda a cadeia, incluindo colaboradores, parceiros, entidades públicas e órgãos reguladores”, afirma Thais Soares, Diretora de Sustentabilidade da ENGIE Brasil.
Desde o início das ocorrências climáticas, a empresa adotou protocolos emergenciais de segurança para garantir a integridade física dos colaboradores que atuam nos empreendimentos da região. Não houve registro de impactos aos profissionais ou sobre os ativos, que permanecem em plena operação. Nas áreas de transmissão, os danos foram materiais e estão sendo reparados pelas equipes técnicas para evitar impactos aos consumidores nacionais.
Plano de ação dividido em três frentes
O plano de ação da companhia está estruturado em três eixos prioritários: assistência imediata, restabelecimento das atividades e reconstrução regional. Na frente de assistência à população, a ENGIE lançou uma campanha nacional de doação financeira entre seus colaboradores com desconto em folha. Todo valor arrecadado será dobrado pela Companha e destinado a atender necessidades das famílias atingidas ao longo do processo de recuperação — desde produtos de higiene e limpeza até materiais de construção e utensílios domésticos. A distribuição será coordenada pelo Centro de Cultura de Saudade do Iguaçu. Além disso, a ENGIE também incentiva contribuições adicionais voluntárias para instituições competentes e repasses via Imposto de Renda.
No âmbito da reestruturação social, será realizada uma edição especial do edital “Mulheres do Nosso Bairro”, para fomentar projetos de empreendedorismo feminino em Rio Bonito do Iguaçu. Outras iniciativas incluem doações a entidades locais parceiras e contribuições a fundos emergenciais, como os Fundos da Infância e do Idoso.
Na fase de reconstrução, a ENGIE irá mobilizar o programa Parcerias do Bem, que reúne mais de 80 empresas de diferentes segmentos, para auxiliar nos planos de reforma e reconstrução das residências, centros comunitários e escolas atingidas pelo tornado.
“Estamos todos mobilizados em apoio à população de Rio Bonito do Iguaçu e das cidades vizinhas, que fazem parte do território onde atuamos. Nosso propósito está em implementar ações efetivas e de longo prazo para que essa assistência seja estendida nos próximos meses com resultados positivos para o desenvolvimento social, somando esforços às iniciativas do poder público e das comunidades locais”, destaca Paulo Feitosa, Gerente Regional do Rio Iguaçu da ENGIE Brasil Energia.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.
No Brasil, a ENGIE, uma das líderes em energia 100% renovável, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 12 GW de capacidade instalada própria, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
Com informações de assessoria de imprensa





















