'Cuidado ao mexer com um venezuelano', Maduro alerta líder eleito do Chile
Presidente eleito, José Kast, tomará posse em março de 2026 e prometeu expulsar todos os imigrantes em situação irregular no país
Publicado: 16/12/2025, 08:45

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na segunda-feira (15), em um pronunciamento do governo, emitindo alertas sobre possíveis ações contra imigrantes venezuelanos que residem no país e o acusando de ser nazista.
"[...]É melhor ter cuidado ao mexer com um venezuelano, porque os venezuelanos devem ser respeitados. Tenha muito cuidado com isso, ouça-me com atenção. Qualquer um que se meta com a Venezuela vai definhar, e o senhor pode definhar rapidamente, Sr. Kast. Estou lhe dizendo isso de Caracas, a capital que deu à luz os gigantes da América", exclamou Maduro.
Segundo o ditador, o Chile enfrenta um grande desafio porque terá um "presidente nazista pinochetista (referindo-se ao futuro presidente chileno, José Antonio Kast)". Mas ressaltou que Caracas não se envolverá nisso pois se tratam de "assuntos internos do Chile".
Kast, que garantiu uma vitória expressiva no segundo turno contra a candidata de esquerda Jeannette Jara no domingo (14), está na ala direita da política chilena há anos, com duas candidaturas presidenciais fracassadas no currículo e apoio pessoal e familiar à ditadura de Augusto Pinochet em seu passado.
Ele frequentemente critica o crime, os imigrantes e o aborto.
As propostas de Kast incluem a construção de muros, trincheiras e cercas elétricas ao longo da fronteira e a formação de uma força policial semelhante ao ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA na sigla em inglês) para deter e expulsar migrantes.
Ele também prometeu expulsar todos os imigrantes em situação irregular no país e os incentivou a ir embora antes que ele tome posse.
Maduro criticou também o presidente chileno cessante, Gabriel Boric, argumentando que sua gestão abriu caminho para o retorno da política de direita ao país.
As informações são da CNN Brasil.





















