HU-UEPG recebe menção honrosa da Alep por atuação na doação de órgãos | aRede
PUBLICIDADE

HU-UEPG recebe menção honrosa da Alep por atuação na doação de órgãos

A ação, que aconteceu na Alep, foi proposta pela deputada Secretária Márcia Huçulak

Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu menção honrosa na Alep
Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu menção honrosa na Alep -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para celebrar os 30 anos de existência da Central de Transplantes do Paraná, a Assembleia Legislativa do Estado (Alep-PR) realizou no dia 9 de dezembro uma sessão solene. Durante o evento, certificou com menções honrosas diversos hospitais que atuam com doação de órgãos, entre eles o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). A ação foi proposta pela deputada Secretária Márcia Huçulak.

“A atuação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) dos HU-UEPG contribui para a identificação oportuna de potenciais doadores, a garantia do cumprimento dos protocolos legais e éticos e a articulação entre equipes assistenciais, centrais de transplantes e familiares. Trabalhando com humanização, sensibilidade e respeito”, destaca a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani. Segundo ela, a Cihdott exerce papel estratégico na formação de profissionais de saúde, na disseminação da cultura da doação e na qualificação contínua dos processos assistenciais, alinhando-se aos princípios de ensino, pesquisa e extensão que caracterizam os HU-UEPG. “Todo esse trabalho é em prol da comunidade que mais precisa, os pacientes do SUS que aguardam anos na fila dos transplantes. Portanto, um orgulho grande de todo trabalho desenvolvido pela equipe responsável”, finaliza a professora Fabiana.

GALERIA DE FOTOS

  • Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Equipes trabalhando no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Equipes trabalhando no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Equipes trabalhando no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Equipes trabalhando no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa
  

Foram até a Alep receber a menção honrosa a responsável pela Seção Técnica Assistencial, Thaiza Acosta Rebonato; a coordenadora de Psicologia dos HU-UEPG, Tatiana Martins; e o coordenador das UTIs do HU, Emanuel de Almeida. Tatiana destaca que o trabalho da Cihdott é feito por uma equipe muito comprometida e sincronizada para que todas as engrenagens do processo. “Desde o diagnóstico de morte encefálica, passando pela abordagem familiar de doação de órgãos, o contato direto com a central estadual lá em Curitiba e realizando efetivamente a cirurgia no nosso centro cirúrgico, seja feita de forma respeitosa com os doadores e rápida com relação a logística”. Por fim, ela lembra que os HU-UEPG atuam há mais de 10 anos como hospital doador no Paraná, com taxas altas de aceites em consequência do profissionalismo da equipe multidisciplinar que faz parte do Cihdott.

O HU-UEPG está na média estadual da taxa de conversão de notificações de doação de órgãos, com 71% de doações realizadas. Em 2025 foram 52 notificações com 45 doadores elegíveis. Foram realizadas 38 entrevistas fatiares com 27 autorizações e apenas 11 recusas. Os dados são do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (SET). O estado possui quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), situadas em Cascavel, Maringá, Curitiba e Londrina, que prestam apoio às instituições da rede de doação e transplante de órgãos, em substituição às centrais regionais de transplantes. O HU-UEPG faz parte da OPO de Curitiba.

A taxa de conversão da OPO de Maringá é de 65%, a de Londrina 72%, a de Cascavel 70% e a de Curitiba 71%. O HU-UEPG é o 4º hospital com o maior número de notificações (52) e o terceiro em taxa de conversão (71%), atrás apenas do Hospital Universitário de Londrina com 89 notificações e 67% de conversão; do Hospital Universitário de Cascavel, com 80 e 78%; e do Hospital Nossa Senhora do Rocio, com 57 e 81%.

A estrutura para transplantes do Paraná conta com 34 equipes transplantadoras de órgãos, 72 equipes transplantadoras de tecidos, 5 laboratórios de histocompatibilidade; 3 laboratórios de sorologia e 3 bancos de tecidos.

Em 2025, foram 715 órgãos transplantados no Estado, sendo 410 rins, 264 fígados, 29 corações, 8 pâncreas/rim e 4 fígados/rim; além de 1.000 córneas. No entanto, a lista de espera ainda é grande, com 5.053 pessoas, sendo  2.395 aguardando rim; 2.305 córneas; 296 fígado; 29 coração; 18 rim/pâncreas; 5 pulmão e 5 pâncreas.

As informações são da assessoria de imprensa. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right