Laudo da Polícia Federal indica que Jair Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Junta Médica pericial da PF divulgou nesta sexta-feira a conclusão do laudo para o ministro Alexandre de Moraes
Publicado: 19/12/2025, 17:08
A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (19) o laudo que aponta para a necessidade de cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a Junta Médica da PF, Bolsonaro é portador de uma hérnia inguinal bilateral, e necessita de uma cirurgia.
De acordo com as informações divulgadas nesta sexta, a avaliação é de que o ex-presidente necessita de cirurgia em caráter eletivo. Em relação ao quadro de soluços, a perícia confirmou que o "bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente".
“Esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, diz conclusão enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
A perícia foi realizada na última quinta-feira (17), no complexo da Superintendência Regional da Polícia Federal. A perícia havia sido solicitada anteriormente por Moraes, bem como o envio dos exames e laudos médicos apresentados pela defesa de Bolsonaro para a devida análise dos peritos da PF.
A medida ocorre no âmbito da execução penal decorrente da condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado. Agora, a defesa do ex-presidente deve pedir para a realização da cirurgia em ambiente profissional. A estadia no hospital para este caso seria de 5 a 7 dias.
Com informações do Metrópoles





















