Lula avalia vetar dosimetria em ato do 8/1 com ministros
Evento para lembrar ataques criminosos aos Três Poderes está sendo organizado por Guilherme Boulos
Publicado: 22/12/2025, 10:51

O Palácio do Planalto se prepara para promover, pelo terceiro ano consecutivo, um ato público para marcar a invasão dos Três Poderes, em Brasília.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL) foi destacado por Lula para organizar o evento previsto para o dia 8 de janeiro, em Brasília.
Com isso, o presidente já convocou todos os ministros a estarem na capital federal, na data, para participar do ato.
As cúpulas do Legislativo e do Judiciário devem ser convidadas, assim como ministros da Suprema Corte, parlamentares e comandantes das Forças Armadas.
No ano passado, presidentes das respectivas casas legislativas não estiveram presentes, diante de um cenário crescente de atrito sobre emendas parlamentares e o debate sobre o destino da Anistia.
Neste ano, o ato será promovido com o diferencial da condenação dos acusados do golpe de estado, incluindo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros e generais. Outra novidade é a aprovação do PL da Dosimetria pelo Congresso, que diminui as penas dos invasores e, consequentemente, dos cabeças do golpe.
Há expectativa de que o presidente vete o projeto na data do evento como forma de marcar posição do governo contra a matéria. O discurso de Lula deve se voltar à defesa da democracia e em ataques ao antigo governo.
Informações: CNN





















