Pesquisa aponta desaprovação por 50,9% de governo Lula; 45,6%, aprovam
Levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro e indica oscilação negativa na avaliação da gestão federal
Publicado: 29/12/2025, 08:55

A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 50,9% dos brasileiros e aprovada por 45,6%, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (29) pelo instituto Paraná Pesquisas, conforme apurado pela CNN Brasil. Outros 3,5% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
A pesquisa utilizou a seguinte pergunta para medir a aprovação do governo, que acompanha um gráfico explicativo:
“Aprovação da administração do presidente Lula De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Lula, até o momento?”

Os dados apontam uma leve variação negativa na aprovação em relação ao levantamento anterior, realizado em novembro. Naquele período, 45,9% aprovavam a gestão federal. A taxa de desaprovação permaneceu estável, em 50,9%. Confira a série histórica:

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.038 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 18 e 22 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Além da aprovação, o levantamento também avaliou a percepção dos entrevistados sobre o desempenho do governo. A pergunta considerou as opções “ótima”, “boa”, “regular”, “ruim” ou “péssima”.
Na avaliação geral da gestão, 32,7% classificaram o governo como ótimo ou bom, enquanto 23,1% consideraram regular. Já 42,8% avaliaram a administração como ruim ou péssima. Outros 1,4% não souberam ou não responderam. Veja os resultados abaixo:

LEIA ABAIXO O RESUMO DA MATÉRIA:
- Desaprovação supera aprovação: Governo Lula registra 50,9% de desaprovação e 45,6% de aprovação.
- Oscilação negativa: Aprovação caiu levemente em relação à pesquisa de novembro, enquanto a desaprovação se manteve estável.
- Avaliação da gestão: Maioria dos entrevistados classifica o governo como ruim ou péssimo.




















