PT diz que ataques à Venezuela representam 'séria preocupação'
Em nota, o Partido dos Trabalhadores defendeu “soluções multilaterais” para a situação
Publicado: 03/01/2026, 12:23

O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou, em nota divulgada neste sábado (3/1), que os ataques dos Estados Unidos à Venezuela representam “séria preocupação para o Brasil”. A sigla ainda defendeu “soluções multilaterais” para o conflito.
A nota foi divulgada após o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmar a captura do líder venezuelano, Nicolás Maduro. O governo norte-americano atacou a capital da Venezuela, Caracas.
No texto, o PT afirmou que ato de Trump se caracteriza “como um sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama” e que o bombardeio de Caracas “configura a mais grave agressão internacional registrada na América do Sul no século XXI”.
“Nesse contexto, o PT ressalta que o conflito representa uma séria preocupação para o Brasil – que compartilha cerca de dois mil quilômetros de fronteira com a Venezuela – e para a região como um todo. A América Latina deve permanecer como uma zona de paz”, disse.
“A política externa brasileira historicamente sustenta a solução pacífica das controvérsias, a não intervenção e o respeito à soberania como fundamentos da convivência internacional — princípios estruturantes da diplomacia brasileira, aos quais o Partido dos Trabalhadores se mantém plenamente alinhado”, completou a nota.
Informações: Metrópoles




















