Serra de SC tem geada e temperaturas quase negativas; veja vídeo
São Joaquim registrou mínimas na casa dos 1,8°C. Fenômeno pintou de banco a vegetação
Publicado: 06/01/2026, 07:33

A primeira segunda-feira (5) de 2026 começou com geada e baixas temperaturas na Serra de Santa Catarina. A fina camada de gelo pintou de branco a paisagem em São Joaquim, que registrou mínimas na casa dos 1,8°C. Na vizinha Urubici, os termômetros chegaram a marcar 4,13°C. Veja no vídeo:
A presença do fenômeno garantiu belas paisagens como vegetação e árvores cobertas pela geada. As máximas na Serra não devem passar dos 20°C nesta segunda.
Caracterizada pela formação de uma camada de gelo nas superfícies, a geada costuma ocorrer entre o final da madrugada e o início das manhãs, em meio ao frio. Ela sempre acontece em dias de céu claro e, normalmente, é seguida por céu azul.
O conceito de geada está relacionado ao orvalho que se congela sobre as superfícies. O orvalho, por sua vez, é a condensação do vapor em líquido, ou seja, fenômeno físico contrário ao da evaporação.
À medida que a temperatura diminui e fica próxima a 0ºC nas proximidades do solo, o orvalho congela e a geada se forma. Tecnicamente, a umidade presente no ar se transforma diretamente de vapor para gelo (sublimação), ou, em alguns casos, se condensa primeiro em gotas líquidas e depois congela.
Informações: G1




















