Trump retira EUA de mais de 60 organizações internacionais, diz Casa Branca
Governo afirmou que entidades "não servem mais aos interesses americanos"
Publicado: 08/01/2026, 07:18

Donald Trump assinou nessa quarta-feira (7) uma proclamação retirando os Estados Unidos de 66 organizações internacionais -- sendo 35 não pertencentes à ONU e 31 entidades das Nações Unidas, disse a Casa Branca em um comunicado.
O governo afirmou que essas organizações "não servem mais aos interesses americanos".
Uma ficha informativa relacionada ao decreto não listava as organizações das quais os EUA se retiraram. O documento apareceu brevemente na página oficial da Casa Branca, mas foi retirado do ar.
"Essas saídas encerrarão o financiamento e o envolvimento do contribuinte americano em entidades que promovem agendas globalistas em detrimento das prioridades dos EUA, ou que abordam questões importantes de forma ineficiente ou ineficaz, de modo que o dinheiro do contribuinte americano seja melhor alocado de outras maneiras para apoiar as missões relevantes", diz o texto, segundo análise da CNN com um arquivamento da ficha.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN sobre o motivo da remoção da ficha informativa.
O governo Trump há muito tempo denuncia organizações internacionais e já se retirou de algumas, como a Organização Mundial da Saúde.
Informações: CNN




















