Ciclone extratropical não avança sobre o Paraná, mas chuvas devem marcar o fim de semana
Calor e umidade favorecem pancadas de chuva e risco de tempestades em diversas regiões do Estado, segundo o Simepar
Publicado: 08/01/2026, 12:35

O Paraná não será diretamente atingido por um ciclone extratropical previsto para se formar no Sul do continente, mas os efeitos indiretos do sistema devem provocar chuvas e temporais ao longo deste fim de semana. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), conforme dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias.
Segundo o Simepar, a elevação das temperaturas no Estado ocorre após o afastamento de uma massa de ar mais frio e seco que atuava sobre a região Leste e a mudança na direção dos ventos, que passaram a transportar ar quente e úmido das regiões de São Paulo e do Centro-Oeste do país. Essa combinação cria condições favoráveis para pancadas de chuva típicas de verão.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, uma frente fria deve se formar ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, associada à formação de um ciclone extratropical. “Nenhum destes fenômenos passará sobre o Paraná, mas eles impactam o tempo já a partir desta quinta-feira”, explicou, conforme as informações da Agência Estadual de Notícias.
Nesta quinta-feira (8), as chuvas retornam com maior intensidade ao Paraná, principalmente nas regiões Litoral e Oeste. Entre sexta-feira (9) e domingo (11), há previsão de temporais em todas as regiões do Estado. Na sexta, os maiores impactos devem ocorrer no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste, especialmente no período da tarde.
O Simepar destaca que o calor aliado à umidade favorece chuvas rápidas, que podem vir acompanhadas de granizo, rajadas de vento moderadas a fortes e intensa atividade elétrica. No sábado (10), mesmo sem avançar sobre o Paraná, a frente fria se aproxima e intensifica os temporais, com maior severidade prevista para as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba, além do Litoral no fim do dia.
No domingo (11), o tempo segue instável. A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas permanece mais intensa nas demais regiões, principalmente entre a tarde e a noite. As temperaturas podem ultrapassar os 30°C em todo o Estado na sexta e no sábado, chegando a passar dos 33°C no Litoral, Oeste e Norte. A partir de domingo, o calor começa a diminuir, com maior nebulosidade e redução das temperaturas máximas na segunda-feira (12).
O boletim de gestão de riscos do Simepar, elaborado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, indica risco moderado de tempestades localizadas com chuva intensa em curto período na sexta-feira, em todo o Paraná, com possibilidade de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos. No sábado, o risco é considerado alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, mantendo-se moderado nas demais áreas do Estado.
LEIA ABAIXO O RESUMO DA MATÉRIA:
- Ciclone extratropical não atinge diretamente o Paraná, mas influencia o tempo no Estado neste fim de semana.
- Calor e umidade favorecem pancadas de chuva e temporais entre sexta (9) e domingo (11).
- Defesa Civil aponta risco moderado a alto para tempestades, com possibilidade de danos pontuais.




















