EUA suspendem processamento de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países | aRede
PUBLICIDADE

EUA suspendem processamento de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países

Medida do Departamento de Estado deve entrar em vigor em 21 de janeiro e ocorre durante revisão dos critérios de triagem

O presidente dos EUA, Donald Trump assina atos oficiais do governo na Arena Capital One, em Washington, nos EUA em janeiro do ano passado
O presidente dos EUA, Donald Trump assina atos oficiais do governo na Arena Capital One, em Washington, nos EUA em janeiro do ano passado -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os Estados Unidos decidiram congelar o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado norte-americano, conforme informações da CNN Brasil.

De acordo com a emissora, a suspensão deve passar a valer a partir do dia 21 de janeiro. O documento orienta funcionários consulares a recusarem pedidos de visto com base na legislação vigente enquanto o governo realiza uma reavaliação dos procedimentos de triagem e verificação. Não há, até o momento, prazo definido para a conclusão dessa análise.

Segundo a Fox News, a decisão integra uma política do governo do presidente Donald Trump para restringir a entrada de pessoas consideradas com potencial de se tornarem um “encargo público” para o país. Além do Brasil, a lista inclui nações como Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Iraque, Egito, Nigéria e Tailândia, entre outras.

Fontes do governo brasileiro relataram ao âncora da CNN Brasil, Gustavo Uribe, que a medida causou surpresa e que o governo Lula adota uma postura de cautela, aguardando a formalização oficial da decisão por parte dos Estados Unidos.

Já uma fonte do governo norte-americano afirmou à correspondente da CNN Brasil em Nova York, Priscila Yazbeck, que ainda não há detalhamento sobre a suspensão e que o governo brasileiro não foi oficialmente comunicado.

A possível restrição ocorre em meio ao endurecimento das políticas migratórias adotadas por Donald Trump desde seu retorno à Presidência, em janeiro do ano passado. Em novembro, o presidente chegou a declarar que pretendia interromper permanentemente a imigração de países classificados por ele como do “Terceiro Mundo”, após um ataque próximo à Casa Branca envolvendo um cidadão afegão.

LEIA O RESUMO ABAIXO: 

- EUA devem suspender o processamento de vistos para o Brasil e outros 74 países a partir de 21 de janeiro;

- Medida faz parte da revisão dos critérios de triagem e da política migratória do governo Trump;

- Governo brasileiro afirma não ter sido comunicado oficialmente e aguarda formalização da decisão.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right