PF prende russo foragido com alerta da Interpol em São Paulo
O cidadão russo era alvo de Difusão Vermelha da Interpol, emitida a pedido das autoridades da Rússia, onde é investigado por suposto fraude

Um cidadão russo, alvo de Difusão Vermelha da Interpol e considerado foragido da Justiça internacional, foi preso, nesta quinta-feira (12), pela Polícia Federal (PF), em São Paulo.
Segundo instituição, a prisão foi realizada pelo Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol) no estado. O alerta havia sido emitido a pedido das autoridades da Rússia, país no qual o homem é investigado por suposto envolvimento em crime de fraude.
O que é a Difusão Vermelha da Interpol
A Difusão Vermelha é um comunicado emitido pela Interpol para localizar e prender pessoas procuradas pela Justiça.
O alerta não equivale a um mandado de prisão internacional. Ele solicita que os países membros localizem e detenham o indivíduo, conforme suas leis internas.
A Difusão Vermelha é compartilhada com os 196 países membros, funcionando como um aviso internacional de procurado.
A eventual prisão depende da legislação local e de tratados de extradição em vigor.
No Brasil, o pedido é feito pelo Poder Judiciário, geralmente a partir de solicitação do Ministério Público, encaminhado à Polícia Federal e, então, transmitido à Interpol.
Contra o russo também havia mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após a detenção, o estrangeiro foi colocado à disposição da Justiça brasileira e permanece sob custódia enquanto aguarda os trâmites do processo de extradição.




















