IA entra na rotina dos brasileiros e já foi usada por 87%, diz estudo
Avanço acontece em um contexto de investimentos bilionários em tecnologia e da expectativa de ganhos de produtividade em diferentes áreas

A inteligência artificial entrou de vez na rotina dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a OpenAI, empresa dona do ChatGPT, 98% dos brasileiros afirmam conhecer ao menos uma ferramenta de IA e 87% dizem já ter utilizado algum aplicativo ou site do segmento.
O avanço acontece em um contexto de investimentos bilionários em tecnologia e da expectativa de ganhos de produtividade em diferentes áreas.
O uso também aparece em tarefas básicas do dia a dia, como apoio aos estudos, busca por informações, organização de atividades e demandas de trabalho.
“Ela aparece nas tarefas simples, na busca por informação, no estudo e no trabalho, como uma ferramenta que vai ganhando espaço. E os brasileiros já enxergam que essa presença tende a crescer ainda mais nos próximos anos”, disse Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Ao mesmo tempo em que o uso cresce, ganha força um dos principais debates ligados à tecnologia: a regulação da inteligência artificial.
Governos ao redor do mundo têm demonstrado preocupação com riscos associados ao uso da IA, como privacidade de dados, desinformação e impactos no mercado de trabalho. Em paralelo, o desafio é fazer com que estas regras não freiem a inovação.
No Brasil, a maioria dos entrevistados defende a criação de normas para o setor, mas com clareza e participação social. A pesquisa mostra que 82% afirmam que o país deve estabelecer leis para regular o uso e o desenvolvimento da tecnologia.
A União Europeia, por exemplo, aprovou o AI Act, um marco legal com obrigações e regras para o setor.
Por outro lado, 86% concordam que a regulação precisa ser simples e objetiva para não dificultar o avanço tecnológico, enquanto 68% avaliam que regras excessivas para empresas que desenvolvem ou utilizam IA podem acabar penalizando também os cidadãos.
O levantamento indica ainda que 75% dos internautas brasileiros consideram seguro utilizar inteligência artificial em serviços públicos, área em que diferentes governos já começaram a incorporar a tecnologia para ampliar a eficiência do atendimento, automatizar respostas, agilizar processos administrativos e facilitar o acesso da população a informações e serviços digitais.





















